Mutirão de cirurgias chega a Boca do Acre

A população de Boca do Acre, distante 1.028 km de Manaus em linha reta, receberá nesta sexta-feira, 21, uma equipe médica que realizará um mutirão de cirurgias de baixa e média complexidade. A previsão é de que sejam realizadas 40 cirurgias e mais 40 exames de endoscopia digestiva alta durante os três dias em que a equipe ficará no município. Boca do Acre é o quinto município a receber o mutirão de cirurgias programado pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e que deverá atender 14 municípios, considerados pólos de saúde no interior do Amazonas.

A equipe é formada por dois cirurgiões, um anestesista, um instrumentador cirúrgico e uma enfermeira. Serão realizadas cirurgias gerais, dentre as quais estão as herniorrafias, para retiradas de hérnias, colecistectomia, para retirada de pedras na vesícula, miomectomia, retirada de miomas em mulheres, histerectomia, retirada do útero e hemorroidectomia, tratamento de hemorróidas e ooforectomia, retirada de cistos dos ovários.

A equipe também está preparada para atender qualquer eventualidade de emergência além do que está previsto. “A equipe pode receber pacientes em situação de emergências e também há material cirúrgico disponível para a realização de cirurgias além do previsto”, afirma a secretaria adjunta do interior, Heliana Feijó.

Além da equipe de cirurgias, um gastroenterologista também estará no município realizando exames de endoscopia digestiva alta. O exame detecta precocemente doenças do aparelho digestivo, como gastrite, câncer de estomago e inflamações. “Decidimos ampliar as atividades do mutirão com o serviço de endoscopia em função da alta demanda detectada nestes municípios e com o objetivo de evitar a vinda dos pacientes para Manaus e abreviar o tempo de atendimento”, explica Heliana. Para Boca do Acre estão planejados 40 exames.

Caso sejam identificados casos complexos ou de difícil detecção, por meio da endoscopia, o especialista realizará uma biopsia intestinal, retirando um pedaço minúsculo da pele que recobre o estômago e trazendo para analise em laboratório especializado em Manaus. Os resultados serão enviados aos pacientes, junto com a prescrição médica para o tratamento.

Antes de Boca do Acre, o mutirão de cirurgias promovido pelo Governo do Estado foi levado a Eirunepé, Tefé, Santo Antônio do Iça e Ipixuna. No total, foram realizadas 195 cirurgias. Até junho, as equipes visitarão os 14 municípios-pólo do Estado. A previsão inicial era atender 420 moradores das zonas urbana e rural do próprio local e dos municípios ligados ao pólo. NO entanto, segundo a Heliana Feijó, os números serão maiores porque em todos os municípios o atendimento tem sido maior do que o previsto.

As cirurgias estão acontecendo nos hospitais locais, que já contam com sala cirúrgica, recuperação anestésica e área de internação que varia entre 20 e 100 leitos. As unidades também estão equipadas com todos os aparelhos necessários ao trans e ao pós-operátorio, como desfibrilador, oxímetro de pulso, carro anestésico e ventilador pulmonar. Os primeiros municípios beneficiados serão os localizados nos altos rios Juruá, Solimões e Purus, com maior dificuldade de acesso e de profissionais especializados.

Segundo Heliana, para dar suporte durante e após as cirurgias, a Susam envia medicamentos, anestésicos e outros produtos cirúrgicos, que estão sendo enviados de acordo com o cronograma de cirurgias.

Os investimentos para realizar o mutirão são de R$ 1,1 milhão, incluindo recursos estaduais e federais. Entre os meses de abril e junho, o mutirão atenderá Lábrea, Itacoatiara, Parintins, Coari, Manacapuru, Humaitá, Fonte Boa, Tabatinga, Maués e Manicoré.

________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM – 3643-6327
Andréa Arruda – 9995-1310
Francismar Lopes – 9601- 5485