Mutirão de cirurgias eletivas no interior

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) realizou no mês de julho mutirões de cirurgias eletivas nos municípios de Iranduba, localizado a 27 km de Manaus e Boca do Acre a 1.028 km da capital em linha reta. Em nove dias de trabalho, as equipes realizaram um total de 87 cirurgias e 76 endoscopias digestivas altas, com emissão de laudo médico e prescrição de tratamento para os casos mais simples.

Os mutirões fazem parte da política de atenção a saúde das populações do interior, desenvolvidas pelo Governo do Estado e tem o objetivo de evitar que o paciente precise se descolar até a capital para realizar o tratamento. Os procedimentos são programados pela Susam em parceria com as secretarias municipais de saúde e incluem desde os procedimentos pré-operatórios, a cirurgia até o acompanhamento e recuperação do paciente no pós-operatório.

Nos primeiros mutirões as cirurgias mais demandadas foram as de retirada de útero, hérnias, água dos testículos, fimose e de correção de períneo. No Iranduba, onde foram realizadas 41 cirurgias, o caso da paciente Francisca Marques da Silva, 35 anos, chamou a atenção dos médicos. Ela passou um procedimento para retirada de massa tumorea, localizada no útero. “A massa pesou 6kg, era o peso de um bebê grande, que se desenvolveu na região do abdomen da paciente. Ela foi preparada e a retirada foi realizada com sucesso”, informa a enfermeira Carmelita

No mutirão de Boca do Acre, onde foram realizados 46 procedimentos cirúrgicos, os médicos realizaram também uma cesariana. A paciente Suziane Amorim Pompeu, 26, chegou ao hospital em adiantado trabalho de parto, mas não atingiu a dilatação necessária para a realização do parto normal. A equipe foi solicitada e realizou a intervenção cirúrgica. “A cesariana foi realizada com sucesso, mãe e filho ficaram bem e já estão em companhia da família em casa”, informa a enfermeira.

Os procedimentos cirúrgicos foram realizados nas unidades de saúde dos municípios, onde os pacientes também receberam atendimento ambulatorial de pré e pós-operatório. As equipes que realizam as cirurgias são formadas por cirurgiões gerais, gineco-obstetras, anestesista, enfermeiro e instrumentador cirúrgico, todos dos quadros da Susam, enviados aos municípios exclusivamente para atuar nos mutirões.

A secretaria também envia um médico gastroenterologista, especializado na realização de exames de endoscopia digestiva alta. O exame é essencial para o diagnóstico de doenças do aparelho digestivo, como gastrite e câncer de esôfago e estomago. Além doexame o especialista também realiza consultas e prescreve tratamento para os casos mais simples. Os casos graves são encaminhados para as unidades de referencia na capital.

O próximo município a receber a equipe do mutirão de cirurgia será Manacapuru, onde as cirurgias serão realizadas no período de 3 a 5 de agosto.