Mutirão de cirurgias ortopédicas do Governo do Amazonas alcança 510 pacientes em quatro meses

Em agosto serão realizados 140 procedimentos nos finais de semana, em três unidades de urgência e emergência da capital

O Governo do Amazonas vai dar continuidade, durante todo o mês de agosto, ao mutirão de cirurgias ortopédicas nos fins de semana. Os procedimentos estão sendo realizados na Fundação Adriano Jorge (FHAJ) e nos Hospitais e Prontos-Socorros (HPSs) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo e 28 de Agosto, unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

A campanha, que começou em maio, já garantiu 410 cirurgias, somente aos sábados e domingos, e deve chegar ao final deste mês com um total de 550 procedimentos realizados.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, em cada final de semana são realizadas 35 cirurgias ortopédicas nas três unidades de saúde, a maioria em pacientes vítimas de acidentes de trânsito, demanda que tem grande impacto na rede de urgência e emergência.

Nos meses de maio, junho e julho, 410 pessoas foram atendidas durante a ação, que faz parte do Programa Saúde Amazonas, criado para ampliar a oferta e o acesso aos serviços na rede.

“Todas as equipes de saúde estão empenhadas na realização dessa intensificação, pois entendemos que a nossa maior demanda por cirurgias, hoje, é relacionada a vítimas de acidente de trânsito, afirmou.

Nayara Maksoud disse, ainda, que cirurgias ortopédicas de rotina são realizadas todos os dias nos três Pronto-Socorros da capital. De janeiro a junho deste ano, foram realizadas 3.391 cirurgias ortopédicas no Platão Araújo, Dr João Lúcio Pereira Machado e 28 de Agosto.

Fotos: Evandro Seixas