Mutirão leva cirurgias para o interior

Um mutirão de cirurgias de média complexidade, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), será levado a 14 municípios-pólo do Amazonas com o objetivo de agilizar o atendimento e evitar a transferência, para a capital, de pacientes que precisam corrigir problemas de vesícula, hérnia, próstata e útero, dentre outros. O mutirão começou no último final de semana, em Eirunepé, localizado no Alto Rio Juruá, a 1.150 km de Manaus. Em três dias foram operadas 33 pessoas, submetidas a 37 procedimentos diferentes.

O trabalho foi feito no Hospital Regional Vinícius Conrado, de 80 leitos, por uma equipe de sete profissionais, entre cirurgiões e anestesistas, apoiados pela equipe local de técnicos e enfermeiros. Foram enviados para o município mais de 200 quilos de remédios e químico-cirúrgicos e o atendimento contemplou pacientes das zonas urbana e rural.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, informa que até o final de junho a expectativa é realizar cerca de 420 cirurgias em todo o Amazonas. Serão atendidos os municípios-pólo e todos aqueles para os quais o pólo é referência. O período de permanência das equipes médicas em cada município está estimado em três dias – de sexta-feira a domingo. No segundo semestre uma segunda etapa do mutirão voltará aos mesmos municípios para o atendimento da nova demanda.

Os pacientes beneficiados estão sendo diagnosticados nos próprios municípios, onde também são realizados os exames pré-operatórios. Para dar suporte durante e após as cirurgias, a Susam programou o envio de medicamentos, anestésicos e outros produtos cirúrgicos. O material será enviado de acordo com o cronograma de cirurgias.

Estrutura – Segundo o secretário, o mutirão atende às políticas de saúde do Governo do Estado, na priorização das ações de média complexidade e na busca de alternativas para a solução de problemas crônicos. “Inauguramos 19 hospitais novos no interior do Estado e agora temos condições de utilizar a infra-estrutura para realizar procedimentos mais complexos, o que antes era inviável”, explica. Os hospitais inaugurados contam com salas de cirurgias e recuperação anestésica e com recursos de apoio diagnóstico, incluindo ultra-sonografia, raio X de grande porte, eletrocardiógrafo e laboratórios.

As ações no interior, de acordo com Wilson Alecrim, complementam o que está sendo desenvolvido na capital, onde um mutirão com a oferta de cirurgias gerais vai contemplar aproximadamente mil pessoas, no período de 90 dias. Os procedimentos já estão sendo realizados na Fundação Hospital Adriano Jorge e também têm como objetivo atender com mais brevidade os pacientes com indicação cirúrgica.

A secretária executiva de Assistência ao Interior, Heliana Feijó, destaca que além das cirurgias, o mutirão proporciona capacitação técnica para os profissionais que atuam no interior. “É o momento de troca de experiências e atualização”.

O calendário de atividades no interior está sendo concluído, mas a próxima viagem está marcada para após o carnaval, no período de 3 a 5 de março. Heliana informa que serão contempladas primeiramente as três calhas de rio – Alto Juruá, Alto Solimões e Alto Purus – com maior dificuldade de acesso e de profissionais especializados.

Os investimentos para realizar o mutirão no interior chegam a cerca de R$ 1,1 milhão, incluindo recursos estaduais e federais.

Municípios-pólo beneficiados pelo mutirão:
1. Eirunepé
2. Tefé