Novo Hospital de Borba será inaugurado neste domingo

O Governo do Amazonas inaugura neste domingo (12) o novo Hospital Regional do município de Borba. A unidade, que integra a rede hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), fará atendimento de urgência e emergência de média complexidade, além de oferecer atendo materno-infantil e exames de apoio ao diagnóstico.

O hospital será referência para as sedes municipais de Borba e Novo Aripuanã e para as comunidades rurais dos dois municípios, e funcionárá com 40 leitos para internação nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia, obstetrícia e neonatologia. Para construir e equipar a unidade, foram investidos cerca de R$ 9,2 milhões.

Construído em uma área de 3 mil metros quadrados, a nova estrutura substitui o antigo hospital da cidade, que, de acordo com o secretário adjunto de Assistência à Saúde do Interior, Evandro Melo, funcionava há cerca de 40 anos em uma estrutura importada da Inglaterra, modelo à época utilizado para hospitais de campanha.

O secretário explica que o novo hsopital tem arquitetura moderna e atende às diretrizes de Humanização adotadas pelo Governo do Amazonas nas unidades hospitalares da capital e do interior do Estado. Conta com jardim de inverno, TVs em todas as enfermaris e recepções, cores diversificadas por ambiente, painéis e brinquedoteca.

Com quatro blocos, o hospital oferece ambientes distintos para o funcionamento da área de Urgência e Emergência, Administração, Cirurgia e Obstetrícia e Internação. Dos 40 leitos disponíveis – dez a mais do que o antigo hospital – dez serão para clínica médica, dez para clínica cirúrgica, oito para pediatria, dois de isolamento e dez de alojamento conjunto para mães e recém-nascidos. Além disso, serão oferecidos seis leitos de observação para adultos e crianças, dois para crianças prematuras (UCNI) e um de observação pré-natal.

Na área de atendimento materno-infantil, o novo hospital tem duas salas de cirurgia para o parto cesáreo e uma sala para o parto normal e conta com sala de recuperação anestésica e pré-parto.

Para exames de diagnóstico, a unidade foi equipada para oferecer ultrassonografia, eletrocardiograma, laboratório e raio X. Também tem na sua estrutura uma unidade trasnfusional, sala para o teste do pezinho, sala de gesso ortopédico, ambiente para inalação, lavanderia, esterilização e consultórios médicos, de enfermagem e de psicologia.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, destaca que a nova estrutura segue o padrão de conforto e biosegurança das demais unidades construídas ou reformadas pelo Governo. “Estamos fortalecendo a rede estadual de saúde e dotando os municípios de capacidade para o atendimento cada vez mais resolutivo, com consultas especializadas, exames e cirurgias”. Segundo Alecrim, com a nova configuração, o Hospital de Borba está preparado para atender a demanda atual – em média 150 pacientes por dia – e absorver o aumento projetado para os próximos dez anos.

De acordo com o secretário, o hospital complementa a rede de saúde instalada no município, onde já funcionam seis unidades básicas de saúde na sede municipal e mais duas na zona rural, sendo uma em Foz do Canumã e outra em Axinin. Essas unidades oferecem os serviços padrão para prevenção e tratamento de doenças e contam com o diferencial de ter academias de ginástica e preparador físico. O modelo foi visitado há duas semanas por técnicos do Ministério da Saúde, que deverá implantar o programa de academias em todo o país. No caso de Borba, o serviço é voltado especialmente para os que têm acima de 60 anos, como medida complementar de saúde.

“O município de Borba é um exemplo em saúde e o Governo do Estado está reforçando a qualidade do atendimento e o desenvolvimento das políticas públicas nessa área ao oferecer estrutura adequada para a realização de procedimentos de média complexidade”, avalia Wilson Alecrim. Ele ressalta que todos os municípios do interior contam com um hospital estadual e que outras ações estão sendo realizadas para qualificar ainda mais a assitência e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. As medidas incluem o uso de teleconerências para a capacitação de médicos, enfermeiros e agentes, e ainda para laudos de exames e consultas on line, além de outras ferramentas como as ambulanchas e equipamentos portáteis para o atendimento de comunidades de difícil acesso.

O município de Borba tem 34,9 mil habitantes e fica a 150 quilômetros da capital, no Sul do Amazonas, na calha do Rio Madeira.

__________________________________

Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM