O Hospital da Criança Zona Leste realiza treinamento de hemotransfusão
Com uma equipe conhecedora dos riscos e benefícios, acarretará técnicas seguras ao manuseio da bolsa de sangue.
O Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), fez treinamento sobre segurança do paciente na hemotransfusão em promoção e assistência segura para as crianças assistidas na unidade.
O treinamento foi realizado por meio do Núcleo de Educação Permanente (Nepshu) do hospital, no qual destaca a finalidade da hemotransfusão, que é nada mais onde a transfusão de sangue é regularmente usada em casos de cirurgias, traumatismos, sangramentos gastrintestinais e partos nos quais há necessidade de repor grandes perdas sanguíneas.
Existem dois tipos de transfusão de sangue: transfusão alogênica, que usa sangue doado por outras pessoas, e transfusão autóloga, que usa o sangue da própria pessoa.
A enfermeira e coordenadora do Nepshu, Valdiene Gibson, ressaltou sobre a importância do treinamento voltados aos servidores, para melhor atender as crianças que estão na unidade.
“Como sabemos a transfusão sanguínea é um recurso fundamental para salvar vidas, porém essa prática não é isenta de riscos. Dessa forma promovemos um treinamento para os profissionais, onde pontuamos os cuidados que devem ser ofertados às nossas crianças, para prevenir complicações adversas que podem levar a óbito”, alertou.
A coordenadora ainda reforçou a importância de uma equipe devidamente preparada, “Com uma equipe conhecedora dos riscos e benefícios, acarretará técnicas seguras ao manuseio da bolsa de sangue no monitoramento da criança antes e depois da transfusão, para que seja realizado técnicas seguras, prevenindo complicações e promovendo o bem-estar da criança atendida no aqui na unidade”, finaliza a coordenadora.
Serviços
A unidade oferece serviços de urgência e emergência pediátrica, tais como clínica médica, enfermagem, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia tomografia computadorizada, eletrocardiograma, ecocardiografia, angiografia e arteriografia cerebral, ressonância magnética, cuidados de terapia intensiva, dentre outros.