Obras no João Lúcio chegam à etapa final
As obras que garantirão a reforma, ampliação e revitalização do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, localizado na zona Leste de Manaus, entraram na etapa final e exigirão que os atendimentos clínicos, não considerados de emergência, sejam suspensos entre esta terça-feira (17) e a próxima sexta-feira (20). O diretor da unidade, Joaquim Alves, explica que os usuários que tiverem febre, dor de garganta, problemas de pressão, pequenos ferimentos, fraqueza e outros sintomas que não exigem intervenção médica imediata, devem procurar um dos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) ou as unidades básicas de saúde. Os atendimentos de emergência – casos graves provocados por acidentes de trânsito, ferimentos por arma branca e de fogo e politraumatismos, entre outros – não terão a rotina alterada.
Segundo Joaquim Alves, a clínica médica representa mais de 50% do total de atendimentos do João Lúcio e será suspensa temporariamente para a colocação de novo piso, pintura, revitalização do forro, instalações elétrica, hidráulica e rede de gases e instalação de mobiliário. O atendimento deve ser normalizado na próxima segunda-feira. “Não se trata de atendimento emergencial, por isso esperamos contar com a compreensão e colaboração da população”, diz.
O diretor ressalta que essa demanda é atendida para que o usuário não volte para casa sem assistência, mas casos simples como dores, febres, vômitos, cortes e ferimentos leves e mal estar, normalmente devem ser atendidos por unidades de menor complexidade, preparadas para esse atendimento como os SPAs, postos de saúde e Programa Médico da Família”. Segundo ele, pacientes com sintomas leves costumam procurar o pronto-socorro porque o atendimento é feito sem marcação de consultas e os exames são feitos na hora. “O problema é que sobrecarrega a unidade com casos que não são do seu foco de prioridade”.
As obras no João Lúcio abrangem todos os ambientes das alas clínica e cirúrgica. O hospital ganhará 75 novos leitos, incluindo os de UTI, cuja capacidade irá aumentar em mais de 100%. Mais de R$ 15,3 milhões, provenientes do Governo do Estado, estão sendo investidos no projeto. A conclusão das obras está prevista para o fim deste mês.
O João Lúcio é referência em politrauma e neurologia e realiza assistência de urgência e emergência de alta complexidade. Em média, são atendidos 600 pacientes por dia, vindos de todas as regiões geográficas da capital e de outros municípios do interior do Estado.
O secretário de estado da Saúde, Agnaldo Costa, destaca que a reforma do Pronto Socorro João Lúcio faz parte da reestruturação da rede estadual de urgência e emergência, que hoje conta com seis pronto-socorros e oito Serviços de Pronto Atendimento (SPAs). O Pronto-Socorro 28 de Agosto, o mais antigo da rede, já está em obras e será transformado no maior complexo hospitalar da região Norte, com 528 leitos, além de ganhar uma maternidade que funcionará em prédio anexo, com o objetivo de atender mulheres com gestação de alto risco e urgências ginecológicas. O Platão Araújo, que atende as zonas Leste e Norte, ganhará mais 90 leitos, um Centro Cirúrgico com quatro salas e uma UTI com 12 leitos. Além disso, um moderno SPA está sendo construído na Colônia Antônio Aleixo.
Fora da rede de urgência, os 12 Caics e o Instituto da Criança estão em reforma e a Policlínica Centro está sendo reconstruída, na avenida Getúlio Vargas.
SPAs que podem ser procurados
SPA Alvorada – Avenida Lóris Cordovil, s/n, Alvorada 1
SPA Coroado – Avenida Beira Mar, Nº 122, Coroado
SPA Zona Sul – Rua Bento José de Lima, Nº 33, Colônia Oliveira Machado
SPA Joventina Dias – Rua T-6, n.º 33, Compensa III
SPA Eliameme Mady (Zona Norte) – Av. Samaúma, s/n, Monte das Oliveiras
SPA São Raimundo – Praça Ismael Benigno, s/n – São Raimundo
SPA José Lins (Redenção) – Rua Maracanã, s/n – Redenção
SPA Danilo Corrêa – Rua Noel Nutels, s/n – Cidade Nova I
____________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
comunicacao@saude.am.gov.br
(92) 3643-6327