OFICINA CAPACITA PROFISSIONAIS DE SAÚDE BUCAL

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas por meio do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas – DABE, realiza nesta sexta-feira, 13 de novembro, em horário integral, no auditório do DABE, a “I Oficina para Pesquisa Nacional de Saúde Bucal “- Projeto SB Brasil 2010.

A oficina é uma parceria do DABE, Ministério da Saúde e Centro Colaborador responsável pelo Amazonas (Fundação Osvaldo Cruz – Fiocruz RJ).

O Projeto SB Brasil 2010 tem como objetivo precípuo, conhecer as condições de saúde bucal da população brasileira em 2010, subsidiar o planejamento e a avaliação das ações e serviços junto ao Sistema Único de Saúde e manter uma base de dados eletrônicos para o componente de vigilância à saúde da Política Nacional de Saúde Bucal.

No Amazonas 6 municípios foram contemplados para participarem deste levantamento epidemiológico realizado pelo MS, são eles: Manaus, Ipixuna, Tefé, Parintins, Barreirinha, Iranduba.

O Projeto permite,ainda, subsidiar pesquisas que visem estabelecer relações entre os dados encontrador e a realidade socioeconômica e demográfica da população brasileira, além de contribuir para o desenvolvimento da investigação epidemiológica a partir da construção e consolidação de um referencial teórico-metodológico.

Fornecerá ainda subsídios relativos à Saúde Bucal aos profissionais da área de saúde, educação, planejamento e administração, pois trata-se de uma pesquisa de base nacional, com representatividade para as capitais de estado e distrito federal e para cinco regiões administrativas (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro Oeste).

Três grandes levantamentos nacionais realizados em 1986, 1996 e 2003, foram de grande relevância para a construção de uma consistente base de dados relativa ao perfil epidemiológico de saúde bucal da população brasileira, o que aumenta a verificação de tendências, planejamento e avaliação de serviços.

O SBBrasil 2010 faz parte de um processo histórico que se aprofundou com o Projeto SBBrasil 2003 e possui uma lógica de organização em que os diferentes níveis de gestão do SUS (Municipal, Estadual e Federal) trabalham articuladamente com a coordenação técnica dos Centros Colaboradores em Vigilância à Saúde e com o apoio de entidades de classe, universidades e centros de pesquisa.

O Amazonas está custeando passagens trazendo coordenadores dos municípios mais longínquos, o que permite maior integração com os mesmos, tornando o Estado bem como a Secretaria de Saúde, cada vez mais importantes apoiando e dando suporte logístico à todas as etapas nos municípios selecionados nesta pesquisa.

Outras informações: Coordenação Estadual de Saúde Bucal

092- 3643.6352/6384