Pacientes de Nova Olinda recebem assistência em Manaus
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) removeu para Manaus nesta sexta-feira (15) um grupo de 16 pacientes do município de Nova Olinda do Norte. Os pacientes foram submetidos a cirurgia de catarata pelo programa de saúde itinerante, e apresentaram infecção.
Inicialmente, a Secretaria encaminhou ao município uma equipe da Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar para investigar as causas da infecção.
A equipe médica responsável pelas cirurgias,m assim que tomou conhecimento das alterações retornou a Nova Olinda para avaliação e tratamento inicial dos pacientes afetados com o problema. Como o tratamento requer aplicações de medicamento a cada dois dias, a Susam transferiu o grupo para Manaus, a fim de facilitar o tratamento e garantir acompanhamento 24 horas. Cada paciente está sendo avaliado individualmente para a definição da necessidade ou não de uma nova cirurgia.
De acordo com resultados preliminares, a infecção foi causada por bactéria e afetou apenas os pacientes atendidos no segundo dia. A Comissão ainda estuda como a bactéria foi transmitida aos pacientes.
O programa de saúde itinerante realizou 36 cirurgias em Nova Olinda do Norte entre os dias 1º e 2 de abril. Anteriormente o programa fez atendimentos em Manicoré, Autazes e Borba, com mais de 300 procedimentos. Todos os pacientes, à exceção destes 16 atendidos em Nova Olinda do Norte, tiveram sucesso com a cirurgia.
__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br
Andréa Arruda
Francismar Lopes