Pacientes recebem próteses oftalmológicas
O Programa de Atenção Integral ao Deficiente (Paid) vai beneficiar 50 pacientes com a concessão de oftalmopróteses. A concessão será feita ente os dias 2 e 4 de fevereiro na Policlínica Codajás, onde o programa funciona. Os pacientes serão beneficiados também com a colocação das próteses e com palestras educativas onde serão repassadas as orientações sobre como cuidar da higienização e manuseio da prótese ocular.
Serão atendidas 20 pacientes por dia, distribuídas nos turnos da manhã e tarde. Os pacientes que serão beneficiados já estão cadastrados no programa e passaram por uma triagem, na qual foram orientados de que a prótese é apenas para melhorar a estética e o psicológico do paciente. “São pessoas que perderam a vista em um acidente ou em decorrência de alguma doença e que se sentem desconfortáveis com a aparência. Nós deixamos claro que a prótese não devolve a visão, mas melhora a estética”, destaca a enfermeira Josenira Almeida, coordenadora do Programa.
A equipe de profissionais do programa fará o atendimento e a colocação das próteses. Os pacientes serão orientados a retornar à unidade para receber o atendimento de rotina, até que estejam completamente adaptados com a prótese. “Todos os beneficiados serão acompanhados e avaliados, para verificar a adaptação da prótese no globo ocular”, informa a coordenadora.
Segundo o oftalmologista do Programa, Eugênio Rocha, entre os pacientes atendidos pelo Programa, há os que perderam a visão por desenvolverem doenças que atingem o globo ocular, como os tumores benignos ou malignos, que atingem partes do olho como a retina, coróide, órbita é pálpebras.
Existem também os pacientes que perderam a visão em decorrência dos traumatismos oculares ocasionados por acidentes de transito, domésticos, de trabalho, agressões ou mesmo com a prática de esportes arriscados. “As doenças e os fatores externos são as principais causas de perda da visão entre os nossos pacientes”, informa.
Estética – A prótese ocular ou oftalmoprótese preenche o globo ocular, e tem função estética em casos de perda total ou parcial de um olho. Ela é preparada sob medida para cada paciente e tem como matéria prima o acrílico de alta pureza, com cores inalteradas e atóxicas. A prótese é sugerida para restaurar os aspectos estéticos, psicológicos e também para impedir que a cavidade orbitária se deforme ou feche totalmente, mantendo os movimentos das pálpebras.
Segundo o aposentado Luis de Oliveira Santos, um dos usuários que serão beneficiados com a concessão das próteses oculares, a concessão das próteses oculares para as pessoas que perderam um dos olhos é um dádiva. “Eu esperei muito tempo para conseguir colocar a prótese e somente agora graças ao programa vou ter a oportunidade de melhorar minha estética”, declara.