PAM Centro será reconstruído
O Pronto Atendimento Médico (PAM) Centro, desativado em outubro de 2001, começa a ser reconstruída pelo Governo do Estado dentro das próximas semanas. A unidade será policlínica de referência para o atendimento de média complexidade, oferecendo 26 especialidades médicas e exames de apoio ao diagnóstico. A antiga estrutura, localizada na esquina da avenida Getúlio Vargas com a rua Saldanha Marinho será substituída por um prédio de quatro andares, com mais de quatro mil metros quadrados. As obras serão iniciadas logo após homologação do resultado do processo licitatório, que acaba de ser concluído. O projeto prevê que a unidade ficará pronta no prazo de seis meses. Serão investidos somente em obras cerca de R$ 6 milhões de recursos próprios do Estado.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a nova unidade vai compor a rede formada atualmente pelas policlínicas Codajás (antigo PAM Codajás), João dos Santos Braga (zona Norte), Zeno Lanzini e Antônio Aleixo (zona Leste), onde são oferecidas consultas e exames em especialidades como Cardiologia, Mastologia, Oftalmologia, Ginecologia, Dermatologia, Radiologia e Neurologia, além de Odontologia, nas áreas de endodontia e periodontia.
O secretário informa que a Policlínica Centro terá 80 ambientes e poderá oferecer até 32 mil consultas por mês. Serão 50 consultórios médicos, nove salas especiais para procedimentos e exames, laboratório, central de material e esterilização e um centro cirúrgico ambulatorial para pequenas cirurgias, além das áreas de apoio, serviços administrativos e um auditório com 84 lugares. O prédio terá também um subsolo para estacionamento.
O atendimento será referenciado, ou seja, os pacientes serão encaminhados por outras unidades de saúde para confirmação de diagnóstico, realização de exames mais sofisticados, apoio terapêutico e atenção médica em áreas não contempladas pela atenção básica.
Wilson Alecrim destaca que com a retomada das atividades do PAM Centro o Estado amplia o atendimento em especialidades, uma das grandes necessidades na área de Saúde e, ao mesmo tempo, reduz a altíssima demanda da policlínica Codajás, onde são feitos atendimentos em consultas e exames. Além dos serviços oferecidos na própria unidade, a policlínica recebe pacientes da rede básica, de média e alta complexidade, para marcação de exames em clínicas especializadas.
Ele lembra que quando o prédio da Getúlio Vargas foi fechado no Governo passado com a promessa de uma reforma que duraria alguns meses, os serviços da unidade tiveram que ser transferidos para as dependências da Policlínica Codajás, que absorveu equipamentos, servidores e a toda a demanda do PAM Centro.
POLICLÍNICAS SERÃO DISTRIBUÍDAS NOS VÁRIOS DISTRITOS:
A rede de policlínicas estaduais, da qual o PAM Centro faz parte, tem o objetivo de atender os usuários do SUS de forma descentralizada, reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes para centros distantes de sua área de moradia. A implantação da rede começou em janeiro de 2004 com a inauguração da duas primeiras unidades distritais na zona Leste – Zeno Lanzini e Antônio Aleixo – e foi ampliada em maio deste ano, com a abertura da policlínica João dos Santos Braga, na zona Norte. Ainda no atual governo serão instaladas as policlínicas na Cidade Nova e do bairro de Redenção.
Os antigos PAM Centro e PAM Codajás foram incluídos no projeto da rede como policlínicas centrais, consideradas unidades de referência, com a oferta de mais de 20 especialidades médicas.
Wilson Alecrim garante que o Amazonas está dando mais um passo para a consolidação do SUS no Estado. “A rede de policlínicas faz parte da reorientação do modelo de assistência à saúde”, diz, destacando que desde o ano pasado, o município é responsável único pelas ações primárias de saúde (consultas e exames simples) e o Estado, pelas ações de média e alta complexidade (consultas especializadas, cirurgias, internações, urgência e emergência). “As policlínicas fazem parte deste processo, representando a média complexidade”, explica o secretário.
PAM Centro vai oferecer 26 especialidades:
Ortopedia
Proctologia
Endocrinologia
Reumatologia
Urologia
Nefrologia
Dermatologia
Alergologia
Oftalmologia
Angiologia
Gastroenterologia
Mastologia
Ginecologia
Otorrinolaringologia
Fonoaudiologia
Pneumologia
Odontologia
Cabeça e Pescoço
Hematologia
Oncologia
Psiquiatria
Psicologia
Fisiatria
Neurologia
Cirurgia
Cardiologia