Parceria com Japão garante formação para o parto humanizado

Cerca de 80 profissionais de enfermagem recebem nesta QUINTA-FEIRA, a partir das 9 horas, no auditório do Instituo da Mulher Dona Lindu, no bairro Adrianópolis, o título de formação em Assistência Humanizada ao Parto e ao Nascimento. A turma é formada por enfermeiras e técnicas de enfermagem que atuam nos setores de saúde materna e infantil de maternidades e hospitais da capital e de 16 municípios do interior do Amazonas.

A capacitação é fruto de parceria entre o Governo do Amazonas e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), estabelecida com o objetivo de incorporar nos serviços de saúde do Estado as boas práticas japonesas de assistência ao parto e ao nascimento.

A meta da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) é criar protocolos uniformizados de enfermagem obstétrica, com orientação sobre condutas padrão em todas as etapas de assistência às mulheres grávidas e recém-nascidos, e disseminar em todo o Estado algumas das práticas utilizadas em maternidades e salas de parto do Japão, que já foram introduzidas na rotina das duas maiores maternidades da rede estadual – a Ana Braga, na zona Leste, e o Instituto da Mulher, na zona Sul. São técnicas como massagem e exercícios com bolas e outros materiais para indução ao parto, massagem nas mamas para facilitar a lactação e imersão de bebês em água nos moldes do banho em ofurô, para oferecer melhor acolhimento e conforto às mães em trabalho de parto aos recém-nascidos.

O objetivo final dos protocolos de atendimento e aplicação de técnicas humanizadas é ampliar o programa estadual de atenção materno-infantil e reduzir os índices de mortalidade materna e neonatal.