Parintins constrói termo de gestão

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Parintins, realiza nesta quinta-feira (24) a última etapa da Oficina Regional do Pacto pela Saúde: Construção do Termo de Compromisso de Gestão Municipal – Pólo Parintins. Durante a oficina os técnicos das áreas de planejamento em saúde estarão discutindo e construindo o Termo de Compromisso da Gestão Municipal em Saúde para o pólo de Parintins, composto de cinco municípios.

Os técnicos deverão discutir e definir as diretrizes e normas a serem seguidas na gestão em saúde naquele pólo, e terão como referência o Pacto pela Saúde, que consiste na reordenação do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. Pelo Pacto as responsabilidades de cada gestor (federal, estadual e municipal) foram redefinidas, tendo como base as necessidades em saúde da população a ser assistida.

Palestras e discussões fazem parte da programação da oficina que será coordenada pelo grupo técnico interinstitucional do Pacto pela Saúde e Departamento de Planejamento da Susam. Entre os assuntos prioritários na construção do pacto estão planejamento, programação, controle, avaliação, regulação e auditoria em saúde, atenção em saúde e a vigilância sanitária.

De acordo com a diretora do Departamento de Planejamento da Susam, Radija Lopes, os técnicos da Susam estarão em Parintins auxiliando os profissionais do município na construção do termo. “Estamos buscando de forma coletiva e democrática as formas viáveis de implementação do Pacto pela Saúde no estado do Amazonas”, ressalta.

O Termo de Compromisso de Gestão Municipal em Saúde do Pólo Parintins deverá ser deverá atender aos interesses da população do próprio município e dos outros quatro que fazem parte do pólo: Boa Vista do Ramos, Maués, Barreirinha e Nhamundá.

____________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM