Passeio ciclístico abre Semana de Doação de Órgãos

Um passeio ciclístico, com caminhada, organizado pelo Governo do Amazonas neste domingo, dia 25, abriu oficialmente a programação local da Semana Nacional de Doação de Órgãos, que será realizada até sexta-feira, dia 30, com uma série de atividades voltadas para o esclarecimento e incentivo à doação de órgãos no Estado.

O passeio, reuniu em um percurso de 10 quilômetros, no trecho que vai do anfiteatro da Ponta Negra até as proximidades do Comando Militar da Amazônia, mais de 500 profissionais de saúde, servidores públicos, estudantes, membros de associações de saúde, cultura e esportes, atletas, e simpatizantes do ciclismo.

Além do passeio ciclístico, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), programou, para o decorrer da semana, atividades de esclarecimento sobre a doação de órgãos para transplante.

Nesta terça-feira, dia 27, o Banco de Olhos do Amazonas fará palestras educativas nas escolas da rede estadual, com o objetivo de divulgar e tirar dúvidas sobre a doação de córneas. Um encontro técnico, reunindo profissionais das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdotts) e das Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) será realizado na quarta-feira, dia 28, no auditório da Fundação Hospital Adriano Jorge.

O encerramento da Semana de Doação de Órgãos será na quinta-feira, dia 29, com uma campanha de incentivo à doação junto aos servidores da Assembleia Legislativa do Amazonas. A campanha será feita durante a manhã, a partir das 7h30.

Avanços – O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, destaca que durante a Semana Nacional de Doação de Órgãos, o Governo vai comemorar os avanços na política estadual de transplantes.

Em julho deste ano, a Susam deu início à captação de rim de doadores falecidos e em agosto realizou a primeira captação de múltiplos órgãos, ampliando as possibilidades de atendimento aos pacientes.

Com isso, além dos transplantes de córnea e de rim intervivos, o Estado passou a fazer transplante renal com rim de doador falecido. Em dois meses foram feitos oito transplantes renais deste tipo, com sucesso.

Agora, equipes multiprofissionais estão sendo capacitadas em centros de referência nacional para o início dos transplantes de fígado.

Wilson Alecrim assegura que os transplantes estão entre as prioridades de saúde definidas pelo governador Omar Aziz para permitir o atendimento de um número cada vez maior de pessoas que dependem deste procedimento para recuperar a qualidade de vida. De acordo com o secretário os primeiros transplantes de fígado serão realizados dentro dos próximos seis meses. “Depois disso, trabalharemos para o transplante de coração”, informa.

Doação – A coordenadora estadual de Transplantes, Leny Passos, explica que as doações de órgãos podem ser feitas em qualquer uma das unidades de urgência e emergência da rede de saúde pública e privada. Essas unidades contam com Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), responsáveis pelo contato com a Central Estadual de Transplantes diante do surgimento de uma possível doação.

A doação de órgãos, incluindo os rins, só pode ser feita a partir do diagnóstico de morte encefálica. “Esse diagnóstico é feito por profissionais habilitados e por meio de exame específico, o ecodoppler transcraneano“, explica a coordenadora. A partir da confirmação da morte, são realizados testes de sorologia no doador, para descartar doenças infecciosas que inviabilizariam o transplante. Ao mesmo tempo são feitos os testes de compatibilidade por meio de exame de HLA que, no Estado, são viabilizados por laboratório especializado, instalado na Fundação Hemoam.

Os doadores potenciais de órgãos são principalmente vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e trauma craniano, assistidos em Unidades de Terapia Intensiva de hospitais e pronto-socorros. A doação pode ser feita por pessoas com idade entre 0 e 60 anos e é preciso que o doador tenha boas condições físicas e nenhuma infecção.

A Central Estadual de Transplantes está instalada na Fundação Hospital Adriano Jorge, na Cachoeirinha, onde já funciona o Banco de Olhos do Amazonas. Os telefones para contato são o 3664-2616 e o 3643-6340.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
Andréa Arruda e Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Susam Secretaria
comunicacao@saude.am.gov.br