Platão Araújo em pleno funcionamento

O pronto-socorro Platão Araújo, inaugurado nesta quarta-feira, na zona Leste de Manaus está recebendo pacientes que estavam internados em leitos extras no João Lúcio, também localizado na zona Leste.

Sete pacientes em tratamento clínico foram removidos ontem, mas a expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) é que esse número chegue a 50 até a próxima semana, reduzindo a sobrecarga do João Lúcio.

“São pacientes que receberam o atendimento de urgência, mas estão estáveis e em fase de reabilitação”, explica o secretário de Assistência à Capital, Joaquim Barros Neto.

Segundo o secretário, a triagem dos pacientes para a remoção está sendo feita pela Gerência de Urgência e Emergência da Susam, em parceria com as equipes de Clínica Médica do pronto-socorro João Lúcio.

O pronto-socorro Platão Araújo, com um total de 84 leitos, foi preparado atender a zona Leste e Norte e também para dar suporte à alta demanda do João Lúcio, onde são atendidos entre 600 e 700 pacientes todos os dias. A nova unidade deve manter esta média de atendimentos, recebendo preferencialmente a demanda dos bairros das duas zonas geográficas, incluindo Tancredo Neves, Jorge Teixeira e parte da Cidade Nova. “É bom lembrar que, nestas áreas, a população também pode recorrer aos SPAs, se a urgência for simples, evitando sobrecarregar os pronto-socorros”, alerta. Há serviços deste tipo no Coroado (zona Leste) e no Nova Cidade (zona Norte).

Satisfeitos – Um dos pacientes transferidos do João Lúcio para o recém-inaugurado Platão Araújo é o vendedor ambulante Antônio de Araújo, 44 anos. Vítima de diabetes e infecção urinária, ele estava internado no João Lúcio desde a última terça-feira. Para ele, o novo lugar renova a certeza de cura. “Estou satisfeito. O local é novo, amplo, limpo e agradável. Além disso, estou sendo tratado com muita atenção pelos médicos e enfermeiros”, disse.

A desempregada Arlete Lopes Soares, 37, também foi transferida. Ela conta que deu entrada no João Lúcio no dia 26 deste mês, com crise de asma e pneumonia. Para ela, o novo pronto-socorro representa exatamente o que a população merece na área médica. “Quero ficar boa logo, para ter alta no sábado. Quero poder votar no domingo”, disse, esperançosa.

Nas primeiras 24 horas de funcionamento, o Platão Araújo atendeu 112 pacientes, dos quais 35 crianças. O atendimento inaugural foi prestado à Marjorie Rebeca Oliveira de Souza, de apenas seis meses. Ela foi atendida cerca de uma hora e meia após a inauguração, no setor urgência, com os sintomas de um forte resfriado. Marjorie tinha febre alta e tosse, e foi submetida a exames e inalação, recebendo alta algumas horas depois.

________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
Andréa Arruda – 3643-6327, 9995-1310