Platão Araújo utiliza Telemedicina com o Hospital Albert Einstein
A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) firmou convênio, nesta segunda-feira (15), com o Hospital Israelista Albert Einstein (HIAE), de São Paulo, um dos mais conceituados do país. Por meio do convênio, o Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra Araújo passará a fazer uso da Telemedicina, sintonizado em tempo real com as equipes do hospital paulista.
A unidade, situada na zona Leste de Manaus e que compõe a rede de atendimento de urgência do Governo do Amazonas, é a terceira do País e a primeira da região Norte a ser beneficiada pelo projeto “Telemedicina no Apoio Diagnóstico e Terapêutico ao Doente Grave nas Emergências”. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, o projeto é resultado de parceria do Ministério da Saúde com o HIAE, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
Com o suporte da nova tecnologia, a equipe do Platão Araújo, poderá, quando julgar necessário, acionar a Central de Telemedicina do Albert Einstein para, em tempo real, trocar informações e ouvir uma segunda opinião no tratamento de pacientes graves, atendidos na unidade. Na central do HIAE, que funciona em regime de plantão 24 horas, atuam 16 médicos especialistas em Medicina intensiva e de urgência.
Nesta segunda-feira, o secretário Wilosn Alecrim e o diretor do Pronto Socorro Platão Araújo, Alexandre Bichara, fizeram uma demonstração do funcionamento do sistema. Eles conversaram on-line com a equipe do Albert Einstein, incluindo o coordenador do projeto por parte do hospital paulista, Milton Steinman. “As parcerias realizadas pelo Albert Einstein no âmbito deste projeto têm como ênfase, especialmente, os pacientes de Unidade de Terapia Intensiva e de Urgência”, explicou Steinman.
Wilson Alecrim destacou que um dos critérios que permitiu ao Pronto Socorro Platão Araújo ser contemplado com o projeto foi o fato de a unidade estar com o sistema de prontuário eletrônico já totalmente implantado.
O Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch – M’Boi Mirim, de São Paulo, administrado pelo Albert Einstein, foi o primeiro beneficiado com o projeto. Em março deste ano, foi a vez do Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity, da Paraíba (JP). Em breve, um hospital de Minas Gerais também passará a fazer parte do grupo.
O Pronto Socorro Platão Araújo realiza, em média, 1,1 mil atendimentos por dia, nas áreas de cirurgia geral, ortopedia, cirurgia vascular, clínica médica e pediatria. A unidade dispõe de 225 leitos, incluindo leitos de UTI pediátrica e para adultos.
Telessaúde – O secretário Wilson Alecrim destaca que o projeto implantado no Pronto Socorro Platão Araújo vem reforçar as ações que o Governo do Amazonas já executa, em parceria com o Ministério da Saúde, em todos os 61 municípios do Estado, por meio do programa Telessaúde Brasil Redes. O programa tem permitido ampliar a oferta de serviços de saúde no interior, como forma de suprir a carência de médicos especialistas em algumas áreas, com destaque para cardiologia.
Através do programa, todos os municípios do interior têm acesso ao exame de eletrocardiograma, por meio do qual é possível fazer o diagnóstico do infarto agudo do miocárdio. Os médicos que atuam nos municípios foram capacitados e recebem o suporte da equipe de cardiologistas do Hospital Francisca Mendes, que é a unidade de referência em cardiologia no Estado. “O exame é coletado pelo médico do interior e encaminhado on-line, por um sistema via satélite, para os cardiologistas do Francisca Mendes. O laudo do exame é feito pela equipe do hospital e o serviço está disponível 24h por dia e laudo retorna ao município, pelo mesmo sistema.
As teleconsultas são outra metodologia facilitada pelo programa. Disponibiliza em 31 municípios do interior, o sistema de teleconsultas cobre 17 especialidades médicas, entre elas a dermatologia, ginecologia e pediatria. Funciona da seguinte forma: o médico generalista que faz o atendimento no município atende a um caso e precisa da opinião do especialista para fechar o diagnóstico. O médico faz o agendamento da consulta com o especialista e no dia marcado o paciente retorna. A consulta é feita on-line, com a presença do paciente, do médico do município e o especialista.