Policlínica Codajás acolhe novos usuários ostomizados

O Programa de Atenção Integral ao Deficiente (PAID), da Policlínica Codajás, inicia nesta quarta-feira (24) o acolhimento a pacientes de primeira vez para o módulo estomizado – um dos quatro disponíveis no setor. As atividades de acolhida aos novos usuários incluem informações sobre a estomia e ainda questões de direitos dos usuários.

“É necessário dedicar atendimento especial a esse grupo de usuários para esclarecer como funciona o Programa e, além disso, fazer com que eles [clientes] se familiarizem com a estomia, principalmente nessa fase em que tudo é mais difícil: há aspectos de rejeição, autoimagem agredida e até certo isolamento social para a não aceitação do problema”, disse a enfermeira e responsável pelo PAID, Josenira Almeida.

O que explica, por exemplo, a necessidade de atendimento com equipe multiprofissional no Programa, segundo a enfermeira. “Assistentes sociais, psicólogas, nutricionistas, enfermeiras e médicos, além da equipe de apoio, colaboram para o atendimento integral ao usuário em todos os nossos procedimentos”, afirma.

Para o diretor da Policlínica Codajás Fabio Manabu Shimizu, o investimento em “acolhida” é um compromisso da instituição. “O acolhimento aos usuários aqui na unidade é extremamente importante porque é o primeiro passo para a satisfação dos nossos clientes. Por isso a nossa equipe procura atendê-los com muita atenção”.

Cerca de 30 novos usuários já estão inscritos para o próximo grupo de atendimento. Para participar é necessário apresentar documentação pessoal (RG e CPF), comprovante de residência e o resumo de alta pós-operatório, na recepção do PAID, na Policlínica Codajás, localizada na Rua Codajas, 26, Cachoeirinha, zona Sul de Manaus.

Sobre a Deficiência – A ostomia é uma intervenção realizada para se construir um novo caminho para a saída das fezes ou urina para o exterior. Os usuários são chamados de ostomizados, pois utilizam um dispositivo, geralmente uma bolsa, que permite recolher o conteúdo a ser eliminado para o exterior através do ostoma.

Módulos – O PAID é um Programa da rede estadual de saúde que oferece atendimento especializado a pessoas com necessidades especiais e está dividido em quatro módulos. Além dos estomizados, os outros são os módulos ocular, auditivos e afins (que inclui os casos de deficiência física.