Policlínica Codajás comemora 28 anos de funcionamento

A Policlínica Codajás comemora 28 anos nesta terça-feira (26) e para celebrar a data organizou programação especial voltada para colaboradores da unidade ambulatorial e usuários da rede estadual de saúde. A festa terá início às 8h e prossegue até o meio-dia desta terça, com serviços de saúde e atividades culturais no hall da instituição, na Avenida Codajás, 26, Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus.

A programação começa com a exibição de vídeos educativos e oferecimento de serviços básicos de saúde como aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar para usuários que queiram realizar os procedimentos. Além desses serviços, haverá exposição das atividades realizadas pelos programas específicos da unidade ambulatorial, a exemplo dos Programas de Atenção Integral ao Deficiente (Paid), de Saúde do Adolescente (Prosad), Viva Mulher, entre outros.

Durante a programação, os trabalhadores e os pacientes da instituição receberão a benção, simbolizando o desejo de recuperação da saúde e também a manutenção da qualidade dos serviços da unidade, em um momento conduzido pelo padre César Avellaneda.

Às 11h30, os trabalhadores serão convidados a dirigirem-se ao Prosad, onde cantarão os parabéns à unidade de saúde. Em seguida, o bolo dos 28 anos será distribuído entre os participantes. A programação encerra com a apresentação do violinista Moisés Silva de Araújo.

Histórico

Em 26 de junho de 1984, era inaugurado o Centro Previdenciário do Amazonas, por seu fundador, superintendente do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), Ubaldino Meireles, no governo de Gilberto Mestrinho. Nascia, naquele momento, a unidade de saúde que se transformaria posteriormente na Policlínica Codajás.

Em 1988, o governo federal, após vários debates nacionais, implantou o Sistema Único de Saúde (SUS), passando o Posto Médico Francistur a se chamar Posto de Atendimento Médico Codajás (PAM da Codajás) atendendo, assim, não somente a clientela previdenciária, mas oferecendo atendimento de forma universal. Os quadros de recursos humanos, a estrutura física e os equipamentos continuaram os mesmos.

Em outubro de 2001, houve a junção dos PAM’s Codajás e Centro, em virtude do início das obras de reforma do PAM Centro, que funcionava na avenida Getúlio Vargas. As equipes permaneceram juntas até o mês de outubro de 2009, quando o Governo do Amazonas reinaugurou o PAM Centro, chamado agora de Policlínica Governador Gilberto Mestrinho.

Atualmente, mais de duas mil pessoas passam diariamente pela unidade ambulatorial em busca de atendimento médico em uma das 30 especialidades oferecidas ou procedimentos de baixa e média complexidade.

O QUE: Aniversário de 28 anos da Policlínica Codajás.

QUANDO: Nesta terça-feira (26 de junho)

HORÁRIO: Das 8h às 12h

ONDE: Hall da unidade de saúde (Rua Codajás, 26, Cachoeirinha – Zona Sul de Manaus)

Anderson Vasconcelos
Jornalista MTE-AM 459
ASCOM Policlínica Codajás
(92) 9903-8877 / 9348-5153
E-mail alternativo / MSN: a_vasconcelos_b@hotmail.com
Skype: dequinho.vasconcelos