Policlínica Codajás é campo para Residência Médica

Com intuito de gerar conhecimento na área de concentração da saúde funcional, campo de estágio, em caráter de residência, para equipe multiprofissional. Durante um ano, seis profissionais das áreas de psicologia, enfermagem, serviço social, fisioterapia e educação física serão capacitados para integrar conhecimento e prestação de serviços de qualidade, por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

De acordo com a preceptora da equipe, a enfermeira Maria Lizete Dabela, os alunos do curso de pós-graduação em Residência Multiprofissional deverão gerar conhecimento a partir do conjunto de informações produzidas pelos profissionais. “Todo conhecimento gerado será partilhado durante a execução do trabalho em equipe. Hoje, na área de saúde, não é mais possível trabalhar de forma isolada”, disse, acrescentando que, dessa forma, todos eles serão capacitados para gerir uma unidade de saúde. “Quando se conhece o trabalho do outro, daquele que compõem a equipe, se compreende o funcionamento do sistema”, ressaltou.

A expectativa de Lizete é que, nesses doze meses de atuação na Policlínica Codajás, a equipe multiprofissional possa contribuir com a melhoria dos serviços prestados. “Como eles já são profissionais e possuem visão básica de funcionamento da rede de saúde, é importante que agora desenvolvam trabalho diferencial, tomando por base cada informação, cada detalhe do usuário que chega aqui”, afirmou.

O diretor da Policlínica Codajás, Fábio Manabu Shimizu disse que a chegada dos alunos da pós-graduação só tende a fortalecer o trabalho já realizado pela instituição. “Aqui atuam vários profissionais em diversos serviços que funcionam de forma inter-relacionada. O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde irá somar em todas as vertentes, porque os residentes contribuirão com a unidade de saúde e tomarão consigo o aprendizado que a instituição proporcionar. Nesse período, irão absorver experiências concretas e novas perspectivas acerca da premissa humanística dos profissionais de saúde”, arrematou.

Conforme a gerente de enfermagem da Policlínica Codajás, Ildeana Veríssimo, o foco do estágio na área de saúde funcional serão os pacientes com histórico neurológico. “Eles [usuários] serão acompanhados integralmente pela equipe multiprofissional, que contará com a experiência já acumulada pelos Programas de Atenção Integral ao Deficiente (Paid) e Saúde do Adolescente (Prosad)”, observou.

Programação ampla

A enfermeira também enfatiza que a equipe multiprofissional terá programa amplo de atividades. “Os residentes serão responsáveis por acompanhar os atendimentos, por orientar condutas e tratamentos. Também elaborarão relatórios que devem apresentar propostas para a melhoria dos serviços internos da unidade, além de conhecerem a legislação do SUS e se adaptarem a ela”.

Segundo Ildeana, os profissionais serão constantemente supervisionados pelos seus docentes, que contribuirão com o Programa e com o aprendizado a ser ministrado. “Os docentes que irão supervisionar os residentes possuem alta qualificação, e se disponibilizarão a orientá-los nos módulos disciplinares, na esfera das teorias e práticas e nos processos de pesquisa”, informou. O quadro de docentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde é composto por especialistas, mestres e doutores.

____________________________
Anderson Vasconcelos
Assessoria de Comunicação
Policlínica Codajás
Rua Codajás, 26, Cachoeirinha
CEP: 69065-130
Manaus / Amazonas
Contatos: (92) 9903-8877 / 3612-4477 (fone/fax)
comunicacao@policodajas.am.gov.br
a_vasconcelos_b@hotmail.com