Policlínica Codajás ensina técnicas de massagem indiana para o relaxamento e alívio de dores nos bebês

Atividade foi realizada pela equipe do Centro Especializado em Reabilitação do Amazonas – Tipo IV (CER IV)

(FOTO: Divulgação / SES-AM)

A Policlínica Codajás, vinculada a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou na sexta-feira (22/09), uma oficina para mães de bebês que fazem acompanhamento nesta unidade. Profissionais do Centro Especializado em Reabilitação do Amazonas – Tipo IV (CER IV) ensinaram sobre a massagem indiana, conhecida como “massagem Shantala”, uma técnica milenar que oferece inúmeros benefícios, incluindo o relaxamento e o alívio de dores para os pequenos.

No auditório Raimunda Souza Mendes, a fisioterapeuta do CER, Marília Fonseca, montou um tatame infantil, para que as mães pudessem aprender as técnicas aplicadas nos bebês e o uso de objetos como balões e brinquedos.

Segundo a fisioterapeuta, a técnica pode ser iniciada no bebê a partir do primeiro mês de vida. A massagem indiana pode ser uma experiência maravilhosa de ligação entre pais e filhos.

“Existe uma importância imensa desta ação, pois proporciona um momento de vínculo com os pais, melhorando a qualidade de vida do bebê e dos pais”, declarou.

Além da prática, a fonoaudióloga do CER, Fabiane Marinho, realizou uma aula teórica sobre a comunicação com bebês. Na ocasião, as mães receberam orientações sobre as fases de desenvolvimento verbal, não verbal, visual e escrita da criança.

Benefícios

Entre os benefícios, a massagem melhora a respiração, o funcionamento intestinal, ajuda a prevenir cólicas, o sono, desenvolvimento motor, o equilíbrio cervical, alívio de estresses e entre outros benefícios.

A massagem Shantala envolve uma série de movimentos suaves e rítmicos realizados nas diversas partes do corpo do bebê, incluindo o peito, barriga, pernas, braços, costas e rosto. A técnica é realizada com as mãos do cuidador e geralmente é feita em um ambiente tranquilo e relaxante.

Mãe de primeira viagem, a dona de casa Alessandra Oliveira, de 25 anos, levou a pequena Aghata, de um ano, para aprender a técnica e executar em casa com a família. Para ela, a ação ajudará em um sono mais tranquilo para a filha.

“Nosso dia é um pouco estressante. Têm dias que observamos que ela fica agitada demais. Cheguei a fazer algumas ações parecidas, mas com a riqueza de detalhes que aprendi, irei melhorar mais a qualidade das massagens e poder proporcionar um momento nosso e um sono mais tranquilo para ela”, destacou.

Sobre o CER

Reinaugurado em 2022, com espaço mais amplo, o CER atende centenas de pacientes nos módulos físico, visual, auditivo e intelectual.

O CER conta com uma equipe multidisciplinar formada por fonoaudiólogos, psicólogos, oftalmologista, fisioterapeutas, otorrinolaringologista, educador físico e entre outros. Os atendimentos são realizados via sistema de regulação ou por meio de encaminhamento de especialistas da unidade.