Policlínica Codajás inicia cuidados com saúde do servidor

Depois de cuidar dos procedimentos de saúde de aproximadamente 1.500 pessoas por dia, os colaboradores da Policlínica Codajás têm também a chance de “colocar a saúde em dia”. É que esta semana começa a rotina de atendimento aos servidores, promovida pelo Núcleo de Assistência à Saúde do Servidor (NASS) da instituição. Os trabalhadores da unidade têm até o dia 15 de abril para realizar exames periódicos, conforme cronograma do Núcleo.

A iniciativa tem por objetivo avaliar a saúde do servidor após um período de trabalho de 12 meses, possibilitando a identificação de possíveis agravos que possam ocorrer. O fluxograma do NASS orienta ao servidor consulta de enfermagem, assistência social e médica, nessa ordem, até chegar à consulta com enfermeira responsável pelo setor, para conclusão do procedimento, afinal, quem trabalha com saúde não está imune aos riscos que a falta dela oferece.

“A expectativa é que todos os colaboradores da instituição compareçam ao NASS, pois também precisamos estar com a saúde em dia”, disse a responsável pelo setor, assistente social Beatriz Leitão. O diretor da Policlínica Codajás Fabio Manabu Shimizu reforça a necessidade do colaborador da unidade cuidar da própria saúde. “Além de cuidarmos dos usuários que utilizam os serviços da instituição, temos que dar atenção à nossa [saúde], como forma de garantir também um bom serviço”.

Para ele, a iniciativa proporciona à organização e aos trabalhadores mais segurança. “Assim eles desenvolvem seu trabalho e cumprem seu papel com mais saúde, adotando os cuidados necessários à manutenção da qualidade de vida”.

Determinação – O procedimento de atenção à saúde do servidor é uma exigência do Ministério da Saúde, conforme Norma Regulamentadora Nº 07, que estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.