Policlínica da SES-AM realiza curso para ginecologistas que beneficia 20 mulheres na espera por cirurgias

O 1º Curso Teórico e Prático – Hands On para ginecologistas aborda o HPV, lesões precursoras e o câncer de colo de útero

(FOTO: Divulgação/SES-AM)

Pela primeira vez na capital amazonense, a Policlínica Governador Gilberto Mestrinho, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), é escolhida para sediar o curso teórico e prático para os ginecologistas que tem como objetivo realizar uma abordagem aos especialistas de pacientes com HPV, Lesões Precursoras e Câncer de Colo de Útero. O evento iniciou na última quarta-feira (21/06) e se estendeu até esta sexta-feira (23/06).

O curso acontece anualmente e é realizado pela Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (ABPTGIC). A associação escolhe uma unidade de saúde no Brasil para poder beneficiar as pacientes, levando materiais e equipamentos próprios que são necessários à realização dos procedimentos. Sendo assim, os materiais, equipamentos e insumos a serem utilizados no evento pertencem à ABPTGIC e a empresa Loktal.

Com a iniciativa, 20 mulheres, usuárias do serviço de ginecologia da policlínica atendidas e diagnosticadas pela médica Heliamara Teles, presidente da ABPTGIC da região norte, serão beneficiadas com os procedimentos de Exerese de Zona de Transformação (EZT) (Conização).

A presidente ainda esclarece que a associação trabalha em todo país, fornecendo equipamentos e treinando ginecologistas e em troca desse treinamento acaba beneficiando pacientes, que estão na espera pelo procedimento.

“Treinamos dezessete médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia para realizar os procedimentos de colposcopia e cirurgias de maneira correta, de maneira que nós temos que seguir os protocolos mundiais e nacionais para todas as lesões precursoras do câncer de colo”, pontuou.

O evento, que aconteceu na policlínica, abordou assuntos como atualização sobre imunização e o cenário atual na região, vacina nonavalente e o futuro livre de cânceres, doenças associadas ao HPV e métodos de cirurgia de alta frequência, entre outros. A ação contou com apoio da gerência técnica, coordenada pela Tenente BM Paranhos, gerência de enfermagem Tenente BM Luene, Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPSHU), coordenado pela Tenente BM Gallup.