Policlínicas do Estado ampliam ofertas de exames de Mapa e Holter, através do Programa de Telemedici

O Programa de Telemedicina, executado pelo Governo do Estado com ênfase, principalmente, no interior do Amazonas, também está beneficiando os usuários da rede estadual de saúde, na capital. Um bom exemplo disto é a ampliação da oferta dos exames de Mapa e Holter, agora disponíveis em todas as Policlínicas da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), que já estão conectadas à Central de Laudos do Hospital Francisca Mendes. “Essa conexão é um diferencial, pois permite agilizar a emissão de laudos destes dois exames, que auxiliam no diagnóstico de várias doenças cardíacas. Com diagnóstico mais rápido, inicia-se também de forma mais precoce o tratamento, nos casos indicados”, destaca o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

O Holter é um exame que permite o monitoramento da atividade elétrica do coração, pelo período de 24 horas, e pode constatar arritmias cardíacas, entre outras doenças. O Mapa (Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial) consiste na aferição da pressão por seguidas vezes, também no período de 24 horas, podendo detectar, por exemplo, a hipertensão arterial crônica. Nesta fase inicial de expansão da oferta do exame, a Central de Laudos já emitiu 200 resultados de Mapa e 261 de Holter.

Quando o exame é solicitado pelo médico, o usuário faz a marcação do procedimento por meio do Sistema de Regulação (Sisreg). Na policlínica, no dia marcado para o exame, ele recebe o equipamento e as orientações de uso. No dia seguinte, ao retornar à unidade, as informações coletadas no chip do equipamento são enviadas, via Internet, à Central de Laudos do Hospital Francisca Mendes, que emite o laudo num prazo de 24 horas. “A equipe da Central de Laudos é multidisciplinar e inclui 8 cardiologistas”, frisa o diretor do Hospital, Pedro Elias.
Nos casos em que o diagnóstico aponta doenças que necessitam de acompanhamento de alta complexidade, o paciente é encaminhado para atendimento no Hospital Francisca Mendes.

Interior – O programa de Telemedicina executado pelo Governo do Estado tem sido muito importante para reforçar o apoio diagnóstico na área de cardiologia, principalmente nos municípios do interior do Estado. Com a estruturação da Central de Laudos do Hospital Francisca Mendes, além do exame de eletrocardiograma, que já vinha sendo realizado nos municípios, também está ocorrendo a ampliação da oferta do Mapa e do Holter. Estes dois exames, com laudagem em Manaus, já estão disponíveis nos municípios de Manacapuru, Humaitá, Parintins e Itacoatiara. Tefé, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Eirunepé devem ser os próximos beneficiados. O programa tem sido intensificado por orientação direta do governador Omar Aziz, com a intenção de ampliar, cada vez mais, o acesso da população do interior aos serviços de saúde.

Outra vertente do programa de Telemedicina são as teleconsultas, já disponibilizadas em 17 especialidades médicas, entre elas a cardiologia, dermatologia, ginecologia e pediatria. O sistema permite ao médico que atende na unidade do interior do Estado contar com uma segunda opinião, de um especialista, para fechar diagnóstico. Durante uma consulta online, o paciente e o médico do município podem conversar com o especialista, na capital.