População de Manicoré ganha novo hospital

A população do município de Manicoré, distante de Manaus 333 km em linha reta, recebe nesta quarta-feira (22/08) do Governo do Amazonas um novo hospital. A unidade recebeu o nome de Hospital Regional Dr. Hamilton Cidade e atenderá tanto a população da sede quanto das comunidades rurais, oferecendo os serviços de urgência, emergência e internação em clínica médica, cirúrgica e pediátrica. O hospital também atenderá a população do município vizinho de Novo Aripuanã.

Na unidade, que funcionará 24 horas, será realizado o atendimento de média complexidade e de atenção básica. O hospital possui 48 leitos para internação clínica, sendo 12 para o alojamento conjunto, 12 para a clínica médica, 12 para clínica cirúrgica, 11 para clínica pediátrica e um leito de isolamento.

O hospital contará com uma equipe de 117 profissionais especializados, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêutico-bioquímico, assistente social, dentista, auxiliares, técnicos e agentes administrativos, entre outros.

A unidade conta ainda com modernos equipamentos para oferecer serviços de apoio diagnóstico, como laboratórios de análises clínicas, diagnóstico por imagem (raio X, ultra-sonografia). “Nosso objetivo é oferecer um leque cada vez mais completo de serviços de saúde para a população. Aqui estaremos oferecendo assistência desde ao recém nascido até ao ancião”, destaca a secretaria adjunta das ações de saúde no interior, Heliana Feijó.

Na unidade também funcionará um banco de sangue, que deverá coletar e manter estoques de sangue humano e seus derivados, garantindo o atendimento imediato aos pacientes que necessitarem de transfusão sangüínea.

Para colocar a unidade em funcionamento o Governo do Estado investiu mais de R$ 4 milhões, sendo 3,3 milhões nas obras de construção e mais de 700 mil em mobiliários fixos e equipamentos. A unidade possui uma área de mais de 2. 400 metros, divididos entre as clínicas e administração.

Hamilton Cidade nasceu em 1948 na cidade de Manicoré. Veio para Manaus ainda jovem com o objetivo de estudar para ser médico. Graduou-se em medicina pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em 1976. Eclético, também atuou como professor e radialista, enveredando ainda na carreira política sendo eleito deputado estadual. Durante seu mandato atuou como membro ativo da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, dando importantes contribuições para a melhoria da saúde no estado.

Comprometido com a saúde da população amazonense e principalmente de Manicoré, foi um dos pioneiros na criação dos consultórios ambulantes, adaptando seu barco para uma espécie de ambulatório, onde dava consultas a seus pacientes. Faleceu no dia 10 de setembro de 1995, aos 47 anos, em Manicoré.

Hospital de Manicoré
População do município (TCU): 38.186 habitantes
Principais Ambientes/Leitos por especialidades
Alojamento Conjunto 12 leitos