População é orientada a procurar policlínicas

A partir da próxima segunda-feira (28) os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisarem marcar exames de ultrassonografia, radiografia e exames de laboratório não precisarão mais ir à Policlínica Codajás (PAM), na Cachoeirinha.

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) descentralizou o atendimento para facilitar e tornar mais ágil o atendimento dos pacientes e desde ontem (24) está orientando a população com distribuição de folhetos explicativos. O trabalho tem o apoio direto das equipes do Amigos da Saúde, projeto desenvolvido em parceria pela Susam, Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), cujo objetivo é promover ações de humanização em unidades da rede estadual de saúde. O Governo do Estado também colocou no ar spots de rádio com informações sobre os novos locais de atendimento.

O secretário estadual de saúde, Agnaldo Costa, informa que cada zona geográfica terá agora uma policlínica de referência para a marcação de exames, que serão feitos na própria unidade ou em uma clínica conveniada com o SUS. Ele espera reduzir a concentração de usuários na policlínica Codajás para marcar exames, principalmente nos primeiros dias de cada mês, quando novas cotas são abertas para agendamento. Agnaldo Costa informa que a quantidade de exames de ultrassonografia, o mais solicitado, foi duplicada para atender às necessidades da população. “Além disso, vamos direcionar o usuário para unidades mais próximas do seu lugar de moradia”.

Com as novas medidas, quem mora na zona Leste deve procurar a partir de agora a policlínica Zeno Lanzini, localizada na avenida Autaz Mirim, no bairro Tancredo Neves. Na zona Oeste, a referência será a policlínica José Lins, no bairro da Redenção e na zona Norte, os pacientes devem procurar a policlínica João dos Santos Braga, no bairro Nova Cidade. Os moradores da zona Sul continuarão a ter como referência o PAM Codajás, na Cachoeirinha.

O horário de atendimento das unidades é das 7h às 17 horas. Para marcar os exames, os pacientes precisam levar apenas a requisição médica.

Mais de 200 mil exames são marcados mensalmente

Todos os meses a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) agenda, em média, 200 mil exames especializados atender os usuários do Sistema Único de Saúde. O secretário Agnaldo Costa informa que os exames de imagem, no qual estão incluídas as ultrassonografias, representam mais de 50% do total de solicitações. “Por este motivo duplicamos a quantidade de exames de ultrasson oferecidos”. Agora, segundo ele, serão disponibilizados mensalmente 11,7 mil exames do tipo.

Os exames de laboratório, que incluem os exames especializados de sangue, têm uma cota mensal de 178 mil solicitações, e os de radiodiagnóstico, 19,3 mil.

Para atender a demanda, a Susam conta com as policlínicas da própria rede e com clínicas e laboratórios privados que mantém convênio com o SUS.

NOVOS LOCAIS PARA MARCAÇÃO DE EXAMES

ZONA LESTE
Policlínica Zeno Lanzini
Rua Autaz Mirim, 7035 – Tancredo Neves

ZONA NORTE
Policlínica João dos Santos Braga
Avenida Margarida, esquina com rua Albânia – Nova Cidade

ZONA OESTE
Policlínica José Lins
Avenida Maracanã, s/n – Redenção

ZONA SUL
Policlínica Codajás (PAM)
Rua Codajás, 26 – Cachoeirinha

_______________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
50891065253