Portadores de fissura lábio-palatal serão operados

Oitenta crianças do Amazonas, portadoras de fissuras lábio-palatais serão operadas para corrigir o problema, causado por malformação congênita que provoca deformidades nos lábios e no palato. As cirurgias serão feitas por médicos voluntários da Operação Sorriso Brasil, braço nacional da Operation Smile Inc., instituição que presta serviços humanitários em diversos países. A ação será realizada em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e a Fundação Centro de Controle de Oncologia (Cecon).

Os termos da parceria foram discutidos na manhã desta quinta-feira (15), na sede da Susam, entre o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, o diretor-presidente da Fundação Cecon, Edson Andrade, e a coordenadora de programas da Operação Sorriso Brasil, Luciana Garcia.

O primeiro atendimento às crianças será feito no dia 26 de novembro, e as cirurgias ocorrerão entre 27 de novembro e 1º de dezembro. Os menores serão atendidos na Fundação Cecon, que irá disponibilizar toda a estrutura hospitalar necessária – salas cirúrgicas, consultórios, enfermarias e laboratórios, além de equipe técnica de apoio. Serão reservadas para a triagem, cirurgias e internações oito salas ambulatoriais, quatro salas cirúrgicas exclusivas para o programa, quatro leitos em sala de recuperação e 40 leitos de enfermaria para internação dos pacientes no pré e no pós-operatório.

A Operação Sorriso Brasil colocará à disposição do Estado uma equipe de 50 profissionais de saúde voluntários. O grupo, composto por médicos das áreas de cirurgia plástica, pediatria, ortodontia, genética e anestesiologia, além de fonoaudiólogos, psicólogos e enfermeiros, será responsável pela avaliação ambulatorial dos pacientes no processo de triagem, pelos procedimentos cirúrgicos e pelo acompanhamento pós-operatório, com três avaliações após a cirurgia. As avaliações pós-cirúrgicas ocorrerão em intervalos de seis meses.

Como a parceria também prevê a troca de experiências para capacitação técnica, profissionais do quadro da Fundação Cecon irão participar de todas as etapas de atendimento aos pacientes.

ONG atua em 50 países – A Operação Sorriso, criada em 1982, é formada por profissionais de saúde voluntários que realizam cirurgias em crianças com fissuras lábio-palatais em mais de 50 países. De acordo com a organização, mais 160 mil crianças já foram operadas, das quais 3,5 mil apenas no Brasil.

Ainda segundo a Operação Sorriso, estima-se que a cada ano nasçam em todo o mundo mais de 200 mil crianças com fissuras lábio-palatais. O problema causa dificuldades para a alimentação, a fala e o sorriso, com impacto direto na socialização das crianças acometidas pela malformação.
_____________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
Andréa Arruda e Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Susam Secretaria
comunicacao@saude.am.gov.br