Prédios públicos de Manaus e do interior ilumiman-se de rosa

Nesta terça-feira (4), o Governo do Estado do Amazonas dá continuidade ao Outubro Rosa, mobilização mundial que chega à sua oitava edição em Manaus.

Simultaneamente a centenas de monumentos e prédios espalhados por todo o Brasil, o prédio da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (Fundação Cecon), no bairro Dom Pedro, zona Oeste, será iluminado com a cor rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama.

A iluminação está marcada para as 18h, com a presença do secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, e a primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, além de funcionários da Saúde estadual e membros da organização Amigas da Mama, entidade não governamental de apoio às mulheres vitimadas pelo câncer de mama.

Na capital amazonense, além da Fundação Cecon, estão confirmadas as iluminações da Assembleia Legislativa do Amazonas, Teatro Amazonas, Arena Amadeu Teixeira (Dom Pedro), Instituto da Mulher Dona Lindú (zona Centro-Sul) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em alguns desses locais, haverá distribuição de material educativo.

Além disso, Parintins (a 369 km de Manaus) também participará do movimento neste ano, iluminando o Bumbódromo e o Centro de Saúde Waldir Viana. Outros municípios que participarão são Coari (a 370 km da capital), cujos pontos a serem iluminados são o Cristo Redentor e a Policlínica; Borba (distante 150 km de Manaus), com a Estátua de Santo Antônio e o novo hospital da cidade. Manacapuru, Maués e Tabatinga também confirmaram, mas os locais ainda estão sendo definidos.

“Além da iluminação conjunta, cada município terá uma agenda diária voltada às causas câncer de colo do útero e mama, tais como realização de exames preventivos, mamografias, palestras educativas, entre outros”, explica a diretora do DPCC, enfermeira Marília Muniz.

Estatística – De acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), 4.780 novos casos de câncer serão diagnosticados no Amazonas em 2011 (exceto de pele). Desses, 54,2% atingirão as mulheres. No caso específico do câncer de mama, o órgão aponta 310 novos casos (12% do total entre o sexo feminino). Em todo o país, o número chega a 49.240 novos casos da doença.

Na Fundação Cecon, a estatística aponta 1.426 neoplasias malignas diagnosticadas em 2009 e 1.172 em 2010, apresentando uma redução de 17,8% entre um ano e outro. O Setor de Estatística mostra que, no caso do câncer de mama, foram registrados 324 novos diagnósticos em 2009 contra 248 no ano passado. A redução foi de 23,5%. Já o câncer de colo uterino passou de 218 casos em 2009 para 205, redução de 6%.

Programação de atividades

Dia 4 – Às 18h será feito o lançamento oficial do Outubro Rosa, simultaneamente em Manaus, Parintins, Coari, Manacapuru, Maués e Tabatinga, e nas demais capitais brasileiras.

Dia 13 – Exames preventivos e palestras serão realizadas para as detentas do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa (anexo), localizadas na BR-174 (Manaus-Boa Vista) e Centro de Manaus.

Dia 28 – Treinamento para preenchimento de dados nos formulários padronizados do Siscolo (Sistema de Informações do Câncer do Colo do Útero) e Sismama (Sistema de Informação do Controle do Câncer de Mama) para profissionais das UBS.
___________________________________________
Assessoria de Comunicação FCECON
Telefone: (92) 3655-4784
Ana Carolina Barbosa (92) 8148-7230
Samuel Simões (92) 8153-0674

www.fcecon.am.gov.br
twitter.com/FCECON