Prevenção à estiagem: Governo do Amazonas envia mais de 15 toneladas de medicamentos a municípios da Calha do Juruá

Dentro do plano de contingência para diminuir os impactos da iminente estiagem prevista para este ano, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), enviou, nesta segunda-feira (01/07), mais de 15 toneladas de medicamentos e insumos para atender a rede hospitalar de quatro municípios da Calha do Juruá – Carauari, Itamarati, Eirunepé e Juruá.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, nesse primeiro momento, a prioridade é abastecer os 34 municípios das calhas do Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões, onde os efeitos da estiagem costumam ser mais severos.

Na sexta-feira (28/06), duas embarcações seguiram para a Calha do Madeira, com destino a Apuí, Borba, Manicoré, Humaitá, Novo Aripuanã e Nova Olinda do Norte. Outras duas remessas ainda serão realizadas, disse ela, para as calhas do Purus e Alto Solimões.

“O Governo do Amazonas vem intensificando as ações para apoiar e amparar a população durante o período. Nossas unidades serão abastecidas para atender os municípios que mais sofrem com os efeitos da estiagem”, reforça Maksoud.

Para atender a Calha do Juruá, três carretas foram abastecidas com mais de 685 volumes, que totalizam mais de 15 toneladas de medicamentos e insumos que vão reforçar o atendimento básico das unidades de saúde dos municípios. Dentre os itens que estão sendo enviados, está o kit calamidade, composto por 32 medicamentos e 16 insumos estratégicos para o atendimento básico.

Outros medicamentos estão incluídos, como amoxicilina, paracetamol, omeprazol, ibuprofeno, entre outros, além de insumos como ataduras, hipoclorito de sódio, seringas e máscaras. O objetivo é reforçar o trabalho que vem sendo feito pelo estado, para que os moradores não fiquem sem o abastecimento desses itens por causa da estiagem.

Segundo a coordenadora da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) da SES-AM, Herbenia Peixoto, a ação tem como objetivo antecipar o envio de medicamentos e insumos para que os municípios não fiquem desabastecidos por conta da dificuldade de locomoção e de logística no período da estiagem.

O plano de contingência da SES-AM inclui, ainda, o fortalecimento da Telessaúde para consultas on-line, e a remoção de pacientes em casos emergenciais. Além disso, ações de prevenção, preparação e resposta aos desastres relacionados à seca e estiagem, com a finalidade de otimizar os recursos necessários à assistência e ao monitoramento das populações atingidas.

Fotos: Jeany Costa / SES-AM