Prevenção a HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis em idosos é tema de palestra no Parque do Idoso em Manaus
Programação foi realizada pela SES-AM e FVS-RCP
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, na manhã desta quarta-feira (21/06), palestra com os temas “Cuidados com medicamentos e os riscos da automedicação” e “HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis”. A programação ocorreu no Parque Municipal do Idoso, zona centro-sul de Manaus.
O evento teve como objetivo conscientizar os idosos acerca dos cuidados no uso de medicamentos e alertar sobre os riscos e perigos que a automedicação pode causar à saúde, além de orientar os participantes sobre HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A programação é de responsabilidade da Gerência de Insumos Estratégicos (GIES/FVS-RCP).
Andressa Macedo, enfermeira do Programa Estadual de HIV/Aids e IST’s, destaca que a prevenção contra IST’s não tem idade. “É importante que o conhecimento sobre a prevenção a esse tipo de infecções seja disseminado independentemente de idade. Mesmo os mais idosos, podem sim ser infectados sexualmente. Esse tipo de problema não vê idade”, disse a enfermeira.
A aposentada Lya Monteiro, que participou como ouvinte da palestra, frisou a importância do conhecimento abordado. “É muito importante porque na nossa idade tem muita coisa que não sabemos. É importante para que a gente se previna de muitas doenças, na minha época não tínhamos tanto conhecimento sobre a camisinha“, pontua.
A segunda palestra realizada foi sobre evitar a automedicação, realizada por equipe da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). “Na minha família tem pessoas que se automedicam desreguladamente e eu sempre procuro me cuidar indo regularmente ao médico. Há pessoas que são acostumados a se automedicar e isso pode não fazer bem a quem toma”, enfatizou a aposentada Estela Gil, frequentadora do Parque Municipal do Idoso há 20 anos.