Prevenção de doenças nos portos e rodovias

Cerca de 25 agentes estarão nos locais de entrada e saída de Manaus, em função do feriado prolongado do Carnaval, distribuindo material informativo sobre a prevenção e cuidados contra a dengue e a malária.

Os agentes irão abordar os motoristas, passageiros e viajantes para informar sobre os cuidados para evitar doenças nas áreas de risco, principalmente estradas AM-010 e BR-174 e regiões próximas à capital, onde existem sítios e chácaras que costumam ser muito visitados nos feriados prolongados.

A ação da Susam acontece das 8 às 12 horas, na Estrada BR-174 (Manaus-Itacoatiara-Roraima), Porto da Balsa da Ceasa (Manaus-Careiro/Humaitá-Rondônia), Porto da Balsa do São Raimundo (Manaus-Iranduba/Manacapuru) e no Cais do Porto de Manaus.

A secretária estadual de Saúde, Leny Passos, ressalta que as pessoas que irão a retiros e passeios das igrejas e colégios também devem ter cuidado. “Em geral, esses locais são muito próximos da mata. Cuidados básicos são necessários para que não haja a transmissão das doenças”, disse. “Para evitar a malária as pessoas não devem ser expor em áreas próximas de floresta, rios e igarapés no período que vai das 16h30 até o amanhecer do dia seguinte”, ressalta Leny Passos.

Em relação à dengue deve se evitar o acúmulo de água, onde o mosquito coloca seus ovos. “A dengue é doença urbana. Mas como muitos viajam por todos esses dias e deixam suas casas trancadas é aconselhável que os moradores não deixem tampas de garrafas, lixo, copos descartáveis e qualquer tudo que possa acumular água”, disse Leny Passos.

MALÁRIA

Sintomas
– Febre
– Frio e calafrios
– Dor de Cabeça

Áreas de Risco
– Tarumã
– Santa Etelvina
– AM 010 – União da Vitória
– BR 174, até o KM 40
– Brasileirinho
– Puraquequara

Diagnóstico
– Em Manaus existem 74 unidades que realizam o exame de diagnóstico para malária, em todos os distritos. Em caso de suspeita, deve ser procurada a unidade mais próxima de casa. Os medicamentos são fornecidos gratuitamente.

DENGUE
Sintomas
– Febre alta por vários dias
– Dor de Cabeça e dores fortes nas articulações
– Canseira e dor nos olhos
– Falta de apetite
– Em alguns casos, sangramentos nas gengivas e no nariz.

Ao ter os sintomas da dengue, procurar o posto de saúde mais próximo de casa e seguir as recomendações do médico.

Importante
– Nunca tomar medicamentos sem orientação médica
– Os analgésicos que contenham ácido acetil-salicílico podem agravar a doença (Exemplos: Melhoral, Aspirirna, AAS, Alka-seltzer e Sonrisal
– Os remédios recomendados são à base de dipirona ou paracetamol