Prevenção garante cntrole da Dengue

A intensificação dos trabalhos de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue feito pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam) garantiu a manutenção dos índices da doença em Manaus próximos de zero. No mês de janeiro apenas quatro pessoas apresentaram os sintomas da doença e os casos estão sendo estudados, para confirmação, por meio de exames de laboratório. Se confirmadas, as notificações representarão apenas 5% do total de casos registrados no mesmo período do ano passado, 78.

Para conseguir esse resultado que, de acordo com a FVS, coloca o Amazonas entre os Estados com melhor desempenho no combate à doença, um intenso trabalho de prevenção foi realizado nos bairros mapeados como prioritários. As ações incluíram desde e eliminação dos criadouros e de mosquitos adultos até palestras com orientações para a comunidade, considerada a mais importante parceira do poder público na sustentação do controle da dengue.

Durante todo o mês de janeiro 450 agentes da FVS estiveram realizando os trabalhos em dez bairros, incluindo Parque 10, Cachoeirinha, Planalto, Zumbi, Ponta Negra e Novo Israel, onde havia grande quantidade do Aedes aegipty e também criadouros potenciais para o mosquito. Os agentes fizeram visitas casa a casa, verificando a existência de criadouros, tratando os que não podiam ser eliminados, como caixas d’água, e eliminando os que não tem serventia, como pneus e garrafas. Para o combate aos mosquitos adultos as equipes fizeram termonebulização, popularmente conhecida como fumacê.

As ações foram realizadas em parceria com outros órgãos como Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sedema) e Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), que colocou várias equipes de garis responsáveis por recolher o material descartado dos quintais. “Nós realizamos um grande mutirão de limpeza e evitamos a proliferação dos mosquitos e conseqüentemente a transmissão da doença”, disse o diretor da FVS, Evandro Melo.

O diretor anuncia que o trabalho não pode ser interrompido e por isso, durante o mês de fevereiro as ações serão realizadas em outros bairros, como Cidade Nova, zona Norte, Cachoeirinha, zona Sul, Zumbi, zona Leste e Alvorada, na zona Oeste. Cerca de 233.650 imóveis serão visitados durante este mês, sendo mais de 100 mil apenas na Cidade Nova.

Os agentes também estão distribuindo material informativo orientando para evitar água parada, manter fechadas cisternas e caixas d’água, guardar latas e garrafas, ensacar o lixo, abrir as janelas da casa quando o fumacê passar e limpar os vasos de planta para não deixar acumular água.

Empresas – A FVS também montou uma equipe especial que está trabalhando em visitas aos prédios onde funcionam empresas ou órgãos públicos para verificar a existência de mosquitos ou criadouros e orientar as pessoas para colaborarem no combate ao Aedes aegipty. “Nossa preocupação é que as pessoas passam a maior parte do dia no trabalho e nós precisamos evitar que elas possam ser contaminadas neste espaço”, informa Evando Melo.

A equipe, formada por dez agentes de combate, faz a aplicação de larvicidas em banheiros e reservatórios de água e elimina os criadouros potenciais. Os agentes também realizam o fumacê nos locais onde é constatada a presença de mosquitos adultos.