Primeiro pacientes começam a ocupar o novo Pronto Socorro 28 de Agosto

Primeiro pacientes começam a ocupar o novo Pronto Socorro 28 de Agosto

O governador do Amazonas, Eduardo Braga, acompanhou, na tarde de ontem, as primeiras transferências de pacientes do antigo Pronto Socorro 28 de Agosto para o novo complexo hospitalar. Os 40 pacientes transferidos, todos em situação estável de saúde, estão ocupando o quinto andar do prédio. Juntando acompanhantes e funcionários do hospital estima-se que cerca de 400 pessoas estejam no espaço. “Estamos investindo para melhorar e ampliar o serviço de saúde na cidade, com obras como a do 28 de Agosto, do Platão Araújo, da Balbina Mestrinho e tantas outras nesta área”, afirmou Braga.

Com as transferências inicia-se a primeira fase de funcionamento da nova unidade, que consiste no Hospital e Pronto-Socorro de 376 leitos. Os outros 187 do Instituto da Mulher, que também integra o complexo, serão entregues no final do mês de março.

Com isso, o antigo 28 de Agosto sairá dos atuais 191 leitos para 563, quase o triplo da capacidade de atendimento atual. São mais de 15 mil metros quadrados de área construída e investimentos de R$ 76 milhões que vão transformar o antigo pronto-socorro da rua Recife em um dos maiores complexos hospitalares do Norte e Nordeste do Brasil.

MULHER

O Instituto da Mulher será composto de uma maternidade com 113 leitos, UTI materna e capacidade para todo tipo de atendimento obstétrico, além de 58 leitos para atendimento ginecológico, ambulatorial e de emergência. “As mulheres terão uma ganho enorme, com possibilidade de atendimento nas mais diversas ocasiões”, comentou Braga.

No que diz respeito ao Hospital e Pronto-Socorro o destaque é o Centro de Tratamento de Queimados, que será referência na região Norte e para toda a Amazônia Ocidental. Será um centro moderno, incluindo todo o trabalho de reabilitação para pacientes com sequelas físicas graves de queimadura.

Houve, ainda, a ampliação do número de UTIS do Hospital e Pronto Socorro, que dobrará de 20 para 40 leitos, sem contar com os leitos de UTI materno do Instituto da Mulher.

Outra vantagem da nova unidade será o acesso que poderá ser feito tanto pela rua Recife, quanto pela rua Maceió.

Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372
https://www.amazonas.am.gov.br
https://twitter.com/governoamazonas
https://youtube.com/governodoamazonas