Professores capacitados para o tema saúde sexual

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realiza nesta quarta-feira (10) o II Seminário de Sensibilização para Professores da Rede Pública de Ensino. O evento acontece no auditório da sede do Serviço Social do Comércio (Sesc), no Centro, e capacitará 100 professores do Ensino Médio no tema saúde e prevenção relacionada a vida sexual de jovens e adolescentes. Serão capacitados professores da rede pública de educação.

Durante o seminário os professores serão orientados sobre como melhor abordar os assuntos relacionados a sexualidade junto aos alunos e, principalmente, como orientar para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. “Os professores serão orientados a entender a realidade dos alunos e, neste contexto, encontrar a melhor forma de trabalhar com os alunos a questão da sexualidade durante as aulas”, explica a enfermeira Sebastiana Palmeira, do Grupo Gestor Estadual do Programa de Saúde e Prevenção nas Escolas. “Existem diversas formas de prevenção, como o uso dos preservativos masculino e feminino, e os jovens precisam saber que as doenças existem, como elas são transmitidas e como se prevenir para se manter saudável”, destaca a enfermeira.

Os temas serão discutidos por meio de palestras proferidas por especialistas do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e Cultura, além de técnicos da própria Susam. Além do referencial teórico os professores aprenderão na prática a maneira correta de utilização dos preservativos e deverão repassar as informações de forma didática para os alunos em sala de aula.

Durante o seminário também será definida programação estadual para o 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids. “Queremos mobilizar os professores, para que eles trabalhem com os alunos em sala de aula, e também para que que todos juntos, aproveitemos o Dia Mundial para fazer uma grande mobilização e chamar a atenção da sociedade para a prevenção das DST e Aids”, informa Sebastiana.

Saúde e Prevenção nas Escolas

O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas é desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e e da Educação, com parceria da Unesco. Por meio do projeto os temas relacionados a saúde sexual e reprodutiva são levados às escolas públicas do país, com o objetivo de reduzir, em médio e longo prazo, a incidência de gravidez não planejada entre jovens e adolescentes, além de diminuir a evasão escolar relacionada à gravidez e implementar a temática da educação sexual como prática pedagógica no Brasil. Para isso, os professores são capacitados periodicamente.

O projeto é coordenado pelo Grupo Gestor Federal do Programa de Saúde e Prevenção nas Escolas, formado por representantes de diversas instituições de pesquisa, educação e saúde. No Amazonas as ações são coordenadas pelo Grupo Gestor Estadual.

________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br
Andréa Arruda
Francismar Lopes