Profissionais de saúde da Policlínica Codajás recebem palestras sobre autocuidado e atendimento inclusivo
A iniciativa é realizada em alusão a Semana da Enfermagem para os 200 profissionais da área que compõem o quadro de especialistas da unidade
A Policlínica Codajás, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou na quarta-feira (17/05), um evento voltado para os profissionais da saúde, em alusão a XX Semana da Enfermagem, onde comemora o Dia do Enfermeiro e, também, ao Dia do Técnico em Enfermagem, que se comemora no dia 20 de maio.
Durante a programação, os profissionais foram homenageados com vídeos e palestras com o tema; “Enfermagem – Protagonista da Inclusão no SUS”, com a enfermeira da SES-AM, Nice Varela. A palestra motivacional visa fortalecer a humanização dos profissionais durante os atendimentos na unidade.
Ainda no decorrer da programação, as equipes de profissionais tiveram a palestra sobre Autocuidado para Profissionais da Enfermagem, com a psicóloga Geanne Montenegro, abordou tema como os cuidados pessoais com a saúde física e mental, que todo profissional de saúde deve ter.
Para o diretor-geral, Ráiner Figueiredo o dia de palestras motivacionais e de homenagens e cuidados mostra que o Sus é para todos. “Passamos a semana toda cuidando das pessoas e por que não cuidar dos nossos, que cuidam de milhares? Nosso objetivo sempre será valorizar e cuidar também do servidor, que atua com humanidade e amor ao próximo. Então eles são exemplos de profissionalismo dentro de nossa unidade, nada mais digno e merecido para a categoria”, declarou.
Além das palestras e homenagens, houve também realização de sorteios, e momentos de bem-estar com fisioterapia e serviços estéticos.
Para a enfermeira da Policlínica Codajás Andrea Procópio, o sentimento remete à valorização no ambiente de trabalho. “Nossa luta é diária para oferecer um melhor atendimento a cada usuário. Proporcionar esse momento de conhecimento e também cuidados é especial para todas nós, somos gratos por tudo”, ressaltou.
Atualmente, cerca de 200 profissionais fazem parte do quadro de enfermagem da unidade, somando enfermeiros, técnicos e assistentes, que atendem nos mais de 15 setores cerca de 30 mil usuários do SUS, que passam pela unidade de saúde mensalmente.