Profissionais do HPS 28 de Agosto participam de capacitação de terapia por pressão negativa
A nova modalidade de curativo reduz custos com materiais de consumo hospitalar convencional
O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, unidade da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com a Hybrida Hospitalar e a 3M, realizou, na quarta-feira (13/09), junto aos profissionais do HPS, um treinamento de terapia por pressão negativa, também chamada de técnica de fechamento de feridas assistida a vácuo (V.A.C), uma nova modalidade de tratamento de lesões de média e alta complexidade.
A nova técnica consiste em um curativo avançado com a aplicação de esponjas hidrofóbicas de poliuretano e que pode ser utilizado no tratamento de lesões ocasionadas por diversas causas, como por exemplo, queimaduras, traumas e enxertos de pele. O novo curativo aumenta as probabilidades de fechamento das feridas e possui uma barreira eficaz à penetração bacteriana, o que permite uma melhor e rápida recuperação dos pacientes.
De acordo com a diretora-geral do HPS 28 de Agosto, enfermeira Rita Almeida, a capacitação dos profissionais para a utilização da terapia por pressão negativa contribuirá positivamente nos atendimentos dos pacientes. “Garantir que os demais profissionais estejam prontos e capacitados para aplicar a terapia VAC, quando houver lesões complexas e com indicação do VAC, contribuirá para um melhor atendimento e tratamento desses pacientes”, disse Rita Almeida.
Outra funcionalidade do VAC é o conforto para o paciente durante o tratamento e as trocas dos curativos. “O intuito do nosso treinamento de terapia por pressão negativa é capacitar os profissionais para que eles tenham conhecimento dessa terapia que temos disponível via Cema (Central de Medicamentos do Amazonas), e os benefícios que ela trará para os pacientes, que terão maior conforto na troca de curativos e redução no tempo de internação”, destacou a Enfermeira da Hybrida Hospitalar, Thifany Oliveira.
A nova modalidade de curativo ainda reduz os custos com materiais de consumo hospitalar convencional, uma vez que, a necessidade de troca dos curativos acontece a cada 48 ou 72 horas, além de favorecer resultados estéticos melhores e possuir menores riscos de complicações.
O investimento na capacitação da equipe da unidade médica, atrelado aos novos avanços da medicina e da tecnologia tem sido o foco do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, que visa garantir cada vez mais, um atendimento humanizado, satisfatório e que impacta positivamente na recuperação das pessoas atendidas.