Programa itinerante chega a Envira para 300 cirurgias
O Programa Amazonas Saúde Itinerante, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), seguiu nesta quarta-feira (3) para Envira, a 1.205 quilômetros de Manaus. No município, devem ser atendidos, até o próximo sábado, 305 pacientes inscritos para cirurgias de catarata. O atendimento será feito na Unidade Hospitalar de Envira.
Envira é o 36º município visitado desde o início do ano pelas duas equipes de oftalmologia montadas pela Secretaria para o atendimento itinerante. No total, 2.116 pacientes já foram operados.
O secretário executivo de Assistência à Saúde do Interior, Evandro Melo, destaca que o programa de saúde itinerante foi criado para facilitar o acesso dos moradores do interior do Estado a serviços especializados até então só oferecidos na capital.
“O custo financeiro e social da vinda de pacientes para a capital é muito alto. Por isso, o ideal é levar as equipes até os municípios”. Ele destaca que faltam especialistas no interior do Estado porque o número destes profissionais no mercado é pequeno, especialmente em algumas especialidades como cardiologia e neurologia.
Para o atendimento na área de oftalmologia, a Secretaria realizou o levantamento das necessidades de cada município e elaborou um cronograma, visando atender a totalidade da demanda num período de seis meses de visitas. Em 2011, a meta do programa é atingir dois mil e quinhentos atendimentos apenas para cirurgias de catarata.
A segunda etapa do programa está na fase final de planejamento e vai contemplar atendimentos em outras especialidades, com a oferta prevista de aproximadamente 3 mil cirurgias e seis mil consultas. A estimativa é de que, no total, sejam atendidos 11,5 mil pacientes nas duas etapas de execução dos serviços itinerantes.
Evandro destaca que o serviço de saúde itinerante complementa o programa de telemedicina, hoje presente em 56 municípios. Moradores destas localidades já podem ter o resultado de eletrocardiogramas e se submeter a consultas em 14 especialidades médicas, sem precisar viajar para a capital.
Prioridade – O secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, informa que a ampliação da assistência ao interior do Estado é uma das prioridades do Governo do Amazonas. Além de consultas e cirurgias, a Susam trabalha em projetos para incrementar a capacidade do interior de realizar exames de diagnóstico e estabelecer um fluxo mais ágil e resolutivo do atendimento em saúde. “Temos muitas peculiaridades na região amazônica que exigem estratégias diferenciadas do restante do país. O atendimento itinerante e a telemedicina fazem parte destas estratégias”.
__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
Andréa Arruda e Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Susam Secretaria
comunicacao@saude.am.gov.br