Programação da Mulher movimenta unidades

Um Mutirão da Beleza começou a movimentar o Instituto da Criança do Amazonas (ICAM),ontem (8) por volta das 9 horas, abrindo a programação do Dia da Mulher.

Quatro profissionais cedidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) cortaram cabelos e fizeram a sobrancelha das mulheres interessadas em mudar ou melhorar o visual. Essas mulheres, e muitas outras, foram convidadas a refletir sobre saúde. Elas participaram de palestra e receberam material informativo da Fundação Cecon sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero.

O tom de descontração foi marcado pela apresentação do humorista Guadalupe Montserrah, também da Semasc, antecipando a oficina de emborrachado e um show acústico, relaizados à tarde. “Nosso evento é voltado para nossas funcionárias que representam 80% do total de servidores da unidade, e também para avós, mães e tias que ficam aqui, muitas vezes, por meses”, explica Artemisa Prado, coordenadora de comunicação interna do Icam, que é excelência em cirurgia geral e cardiopatia pediátrica e atende por mês uma média de 960 crianças no ambulatório, além de manter 120 leitos para internação.

A iniciativa foi comemorada pela dona de casa Sandra Maia, 31 anos, que acompanha o filho de oito anos, internado por problemas renais. Enquanto cortava os cabelos, explicou que veio de Boa Vista e que já está há oito dias no hospital. “Estou me sentindo acolhida”, resumiu.

Na próxima semana, as atividades continuam no ICAM, com a realização da palestra “A violência doméstica e a lei Maria da Penha” proferida por uma socióloga do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Policlínica Codajás faz programação variada
associada aos princípios da humanização

A Policlínica Codajás também comemorou o Dia Internacional da Mulher com atividades variadas. Palestras, exposições, dinâmicas, rodas de debate, oficinas e tratamentos de beleza foram realizadas durante o dia, encerrando a programação da 1ª Semana de Humanização. O evento foi parte das atividades do Programa HumanizaSus, uma política do governo federal que procura humanizar a interação usuário-colaborador. “Procuramos aperfeiçoar todas as relações humanas em nossas unidades e inserimos a programação da mulher neste contexto”, Lúcia Viana, uma das coordenadoras da Semana.

Desde segunda-feira (06), foram oferecidas, ao todo, 30 atividades, entre palestras, mesas de debate, oficinas e dinâmicas sempre com o tema da humanização. O evento que aconteceu nos auditórios do PAM, contou com a participação de 150 colaboradores, entre mulheres e homens, e de acadêmicos do curso de enfermagem da UniNilton Lins.

Ontem (8) as atividades se intensificaram no hall de entrada da unidade. Uma exposição com a participação de oito vendedoras, entre funcionárias e usuárias, colocou à disposição mais de cem produtos de artesanato, culinária, bordado, roupas, bolsas, e bijuterias. Todos os produtos são resultado de habilidades e talentos desenvolvidos por elas como forma de complementar a renda familiar e terapia pessoal.

À tarde, ainda foram oferecidos serviços de embelezamento: cabelo, maquiagem, manicure, pedicure, limpeza de pele, limpeza de sobrancelha, orientações sobre produtos de beleza e massagens realizados voluntariamente por uma equipe da própria policlínica. Aconteceram ainda palestras e orientações sobre saúde da mulher assim como ações de prevenção contra o câncer de colo de útero e de mama com a distribuição de material informativo, preparado pela Fundação Cecon.

Anacleta Alves, de 61 anos, do setor de Apoio de Diagnóstico, enquanto visitava a expoisção de bijuterias da usuária Rosimar Rodrigues, de 53 anos, comentava: “Estas atividades são ótimas, podemos nos distrair um pouco, sair da rotina de trabalho e nos sentirmos mais valorizadas”.