Projeto ‘Laboratório Encantado’ leva humor e atividades lúdicas a pacientes do Icam

Em comemoração ao mês das Crianças, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) promoveu, de 21 a 23 deste mês, no Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam), uma série de atividades lúdicas em parceria com o projeto ‘Laboratório Encantado’, de São Paulo.
Segundo a secretária de saúde, Nayara Macksoud, a ação possibilitou um momento de interatividade, leveza e descontração aos pacientes que realizam tratamento na unidade.

Durante os três dias, a equipe do projeto realizou apresentações teatrais e oficinas criativas. Durante a programação, as crianças puderam aprender um pouco mais sobre o universo científico, através de músicas, teatro de fantoches, bonecos articulados e muita alegria. Ao todo, aproximadamente 200 pacientes participaram das atividades.

“Essa é a primeira vez que o projeto vem a Manaus e foi gratificante ver o sorriso no rosto de cada criança, nas apresentações. Além do tratamento terapêutico, nos preocupamos com o bem-estar do paciente e acompanhante”, afirmou a diretora da unidade, Vanessa Souto.
De janeiro a setembro deste ano, o Icam já realizou mais de 10 mil consultas ambulatoriais nas áreas de pediatria clínica, ortopedia, otorrino, neurologia, nefrologia, cirurgia geral, dentre outras especialidades. No mesmo período, o hospital também realizou 31.340 atendimentos multiprofissionais (serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia e outros) e 2.068 procedimentos cirúrgicos.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU) do Icam, Eliza Tavares, as atividades também contribuíram para estimular a imaginação e a criatividade dos pequenos.

“Nós trabalhamos o lado terapêutico, mas também o social. Muitas vezes, na rotina de hospitalização, a criança perde o convívio social, da escola, então, sempre que possível, realizamos ações educativas como essa, para fazê-las lembrar que continuam sendo crianças”, destacou.

Incentivo federal

O projeto ‘Laboratório Encantado’ é uma parceria da Mina Cultural com a Cia Pia Fraus, de São Paulo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Desde o ano passado, o projeto leva humor e delicadeza às alas pediátricas e ambulatoriais de hospitais públicos de todo o país.

“O nosso fio condutor é a ciência e, através da arte, buscamos explicar sobre a origem da vida de forma lúdica e sutil. É uma forma de trabalhar a imaginação, levar cultura e semear sorrisos dentro das unidades hospitalares”, explicou Maisa Lepique, produtora da iniciativa.

FOTOS: Kelly Melo/ SES-AM