Pronto Socorro 28 de agosto faz 19 anos
O Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto está comemorando 19 anos de existência, neste domingo (28/08). A unidade foi criado na década de 80 para suprir a demanda da cidade de Manaus. Na ocasião, o único pronto socorro público da cidade era o pronto socorro do Hospital Universitário Getúlio Vargas, que passava por dificuldades para atendimento ao público, vindo a fechar suas portas por falta de condições físicas.
Em 1986, as obras foram concluídas e o Pronto Socorro 28 de Agosto foi inaugurado, no chamado dia da Anistia, tendo como primeiro diretor Dr. João Lúcio Pereira Machado.
O pronto socorro ocupava uma área de 3, 5 mil metros quadrados, com recepção, serviço social, enfermarias, nutrição e dietética, centro cirúrgico, almoxarifado, farmácia, raio x, consultórios médicos e odontológicos, além de setor administrativo e de transporte.
A demanda inicial era de 300 pacientes por dia e hoje, 19 anos depois, a média diária é de 800 pacientes, de acordo com o diretor geral, médico César Cortez. Só no ano passado, conforme o sistema de registro, 186mil 470 pacientes foram atendidos na unidade hospitalar.
Ao longo desses anos, o pronto socorro evoluiu, passando a oferecer também serviços de hospital. Sofreu várias reformas, ganhou UTIs e enfermarias foram criadas e, ainda neste ano, terá a inauguração da nova fachada, após a conclusão de uma segunda etapa de obras que comça no próximo dia 12 de setembro, contemplando as áreas clínicas e cirúrgicas.
Em comemoração aos 19 anos, o 28 de Agosto realiza, até domingo, sua I Jornada Científica, agregando profissionais da área. O evento tem o objetivo de atualizar, aprimorar e demonstrar os conhecimentos dos profissionais de saúde que trabalham no Pronto Socorro 28 de Agosto. Profissionais da instituição e convidados discutem temas atuais preponderantes para uma nova abordagem ao tratamento emergencial clínico, anestésico, cirúrgico, intensivo, ético e profissional.