Pronto Socorro Platão Araújo faz a primeira captação de córneas

O Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra Araújo, do Governo do Estado, realizou nesta semana a sua primeira captação de órgão para a Central de Transplantes do Amazonas. O procedimento envolveu a captação de córneas, doadas pela família de uma paciente de 34 anos, internada na unidade e que, apesar de todos os esforços da equipe de atendimento, veio a falecer.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, explica que, no final do ano passado, o Platão Araújo instalou uma Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) para fortalecer a cooperação com a Central de Transplantes do Estado. A CIHDOTT é formada por equipe multiprofissional e tem a finalidade de organizar, no âmbito das unidades de saúde, rotinas e protocolos que possibilitam o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes. “A captação ocorrida na esta semana na unidade é o primeiro resultado do trabalho desta comissão”, disse Alecrim.

O diretor do Pronto Socorro Platão Araújo, Alexandre Bichara, explica que procedimento cirúrgico para retirada das córneas doadas pela família da paciente internada na unidade, foi realizado por uma equipe do Banco de Olhos do Estado. “Após o procedimento, os tecidos foram encaminhadas para o devido processamento, que precede a colocação das córneas à disposição das clínicas transplantadoras”, explicou Alexandre.

Ampliação – De janeiro a março deste ano, a Central de Transplantes do Amazonas já realizou 61 procedimentos, incluindo 45 transplantes de córnea, 10 de rins a partir de doador falecido e 6 de rins entre pacientes vivos. No ano passado, no primeiro trimestre do ano, este número foi de 46 transplantes, sendo 34 de córnea, 6 de rins a partir de doador falecido e outros 6 de rins entre vivos.

O Amazonas fechou o ano de 2012 se destacando no ranking do Ministério da Saúde, com um aumento de 35% no número de transplantes em relação ao ano de 2011. “A determinação do governador Omar Aziz é continuar ampliando a oferta desse serviço de alta complexidade e o próximo passo é iniciar os transplantes de fígado, o que deve ocorrer ainda neste ano”, destacou Wilson Alecrim.