Qualidade no acolhimento aos pacientes
Os profissionais que atuam nas áreas de recepção e registro de 19 unidades hospitalares da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) estarão participando de uma oficina de sensibilização em humanização do atendimento aos pacientes. O objetivo é capacitar os profissionais que tem o primeiro contato com os usuários para que possam oferecer um serviço cada vez mais qualificado e humano em todas as áreas da saúde pública.
As oficinas tiveram início no mês de julho e estão programadas para acontecer até o final de outubro. A previsão é capacitar mais de mil profissionais todos ligados a área de recepção e registro de pacientes. A capacitação está sendo realizada por uma equipe especializada em humanização do atendimento, formada por profissionais da Susam, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH).
A didática do curso conta com suporte teórico, apostilas e o repasse das informações através de palestras e seminários. Também são realizadas atividades práticas, com simulações das situações rotineiras vivenciadas no atendimento aos pacientes nas dependências das unidades de saúde.
Os treinamentos são realizados nas próprias unidades em horários diferentes aos de trabalho dos profissionais para que todos possam participar. Essa capacitação faz parte da programação de educação continuada do Programa Amigos da Saúde, realizado em parceria pela Susam, UEA e CDH.
De acordo com supervisor administrativo do programa, Erickson Massulo, foi realizada uma pesquisa que indicou a necessidade de ações continuadas de capacitação desses profissionais. “Nós precisamos atualizar nossos profissionais quanto aos novos paradigmas relacionados ao atendimento em saúde. O resultado dessa ação é a melhoria da qualidade do serviço oferecido para a população”
O secretario de estado da saúde, Wilson Alecrim, destaca a importância dessa qualificação. “Investir nos nossos profissionais sempre foi uma das nossas prioridades. Acreditamos que assim poderemos contribuir para chegar a excelência no atendimento e dos serviços que são oferecidos para a população”.