Rede de urgência terá novas unidades

A rede estadual de urgência e emergência está sendo ampliada, com a construção de três novas unidades estruturadas para o atendimento de urgências simples. As obras já estão em andamento e a previsão da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) é que sejam inauguradas dentro dos próximos dias. No total serão mais de 100 leitos novos distribuídos no SPA São Raimundo, localizado no bairro de mesmo nome, no SPA Dr. Platão Araújo, na Grande Circular, zona Leste, e no SPA e Policlínica Dr. José Lins, no bairro da Redenção.

A maior unidade dos três é o SPA da zona Leste, com 84 leitos, dos quais 60 para internações de curta permanência (no máximo 36 horas), seis de isolamento e mais 18 para observação. A unidade, que irá funcionar 24 horas, vai contar com seis consultórios médicos e odontológicos, sala de politrauma com três leitos, sala para sutura e drenagem, sala para pequenos procedimentos, laboratório, raio X, central de esterilização e agência transfusional.

Segundo o secretário de saúde, Wilson Alecrim, o SPA Zona Leste é expansível para hospital, ou seja, a infra-estrutura da unidade está dentro dos padrões hospitalares, previstos nas normas do Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso quer dizer que no futuro a unidade poderá ser adaptada e transformada em hospital”. O projeto de expansão inclui a construção de um centro cirúrgico e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

O secretário informa ainda que posteriormente a unidade deverá oferecer leitos de maternidade, como mais uma opção de atendimento nas áreas de obstetrícia e neonatalogia. Ele destaca que a inauguração da nova unidade vai ter impacto nos atendimentos de urgência, desafogando principalmente o pronto-socorro João Lúcio (zona Leste), onde são atendidas em média 500 pessoas por dia.

O outro SPA com previsão de inauguração para os próximos 20 dias, o de São Raimundo, terá 20 leitos, além de seis consultórios para ortopedia, odontologia, pediatria e clínica geral, duas salas de emergência, sala de sutura e drenagem, laboratório, raio X e Central de Esterilização. As obras físicas estão em fase de acabamento.

Já o SPA que será construído na Redenção, terá 21 leitos e será o primeiro acoplado a uma policlínica, seguindo um novo padrão de unidades de urgência, emergência e especialidades. A unidade vai oferecer consultório odontológico, dois consultórios de clínica geral e dois de pediatria, sala para atendimento de politraumas com dois leitos, sala de pequenos procedimentos e central de esterilização.

Na área de especialidades médicas (policlínica), a nova unidade vai oferecer 10 consultórios nas áreas de cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, mastologia, neurologia, endocrinologia, oftalmologia, ginecologia e odontologia (endodontia, cirurgia e periodontia).

No total, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 43 milhões em obras e equipamentos para os três SPAs.

Com as inaugurações, a rede de urgência e emergência passa a ser composta por três pronto-socorros infantis, dois pronto-socorros adultos e oito SPAs. Cada uma dessas unidades atende, em média, entre 400 e 700 pessoas por dia.

Nos SPAs são feitos atendimentos de urgências, que precisam de atenção imediata, mas não exigem procedimentos complexos, como os oferecidos nos pronto-socorros. Devem ser procurados nos casos de dores agudas, pequenos cortes, queimaduras ferimentos, mordidas de animais, quedas, furadas de prego, vômitos e febre, entre outros quadros.

_________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
Andréa Arruda – 3643-6327, 9995-1310