Rede estadual será reestruturada

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) está reestruturando a rede de unidades de média e alta complexidade, com a reforma, ampliação e construção de cerca de 30 unidades instaladas na capital. O projeto de reestruturação inclui os três pronto-socorros para adultos, dois pronto-socorros infantis, os 15 Centros de Atenção Integral à Criança e ao Idoso (Caics e Caimis), uma farmácia popular, SPAs, policlínicas, a maternidade Balbina Mestrinho e o Instituto da Criança do Amazonas (Icam).

“Algumas unidades serão modernizadas e outras serão criadas para atender às novas necessidades da rede de saúde”, explica o secretário estadual de saúde, Agnaldo Costa. Segundo ele, dez obras já estão em andamento, 15 estão em processo de licitação e cinco estão em fase de projeto.

Entre as dez unidades que já se encontram em reforma está o Pronto-Socorro João Lúcio, que receberá mais 65 leitos. Todos os ambientes das alas clínica e cirúrgica serão modernizados, novos salas de recepção e consulta serão criadas e a UTI será ampliada em 100%. Na maternidade Balbina Mestrinho as obras também já foram iniciadas. A maternidade, mais antiga da rede estadual e referência em atendimento de gravidez de alto risco, receberá um novo prédio de quatro andares e novos equipamentos que permitirão a renovação de 70% da aparelhagem utilizada em todos os serviços prestados na área de atendimento materno e infantil.

De acordo com Agnaldo Costa, estudos técnicos, alguns dos quais realizados em parceria com o Ministério da Saúde, apontaram as prioridades de intervenção. “Analisamos as necessidades de cada unidade em relação à estrutura física e operacional e também a capacidade da rede para o atendimento geral da demanda”. O secretário destaca que o aumento populacional e os avanços técnicos exigem melhorias permanentes no sistema de saúde.

Ainda encontram-se em obras todos os Caimis, o hospital Chapot Prevost, que ganhará um serviço de pronto-atendimento, e a Policlínica Centro (PAM), que será a segunda maior unidade de especialidades médicas do Estado.

Três unidades devem ser inauguradas dentro dos próximos 30 dias – o Centro de Reabilitação do Aleixo, que dará assistência principalmente às vítimas da hanseníase e convivem com seqüelas; o SPA e policlínica Danilo Corrêa, que atenderá urgências de média complexidade e fará exames e consultas em especialidades médicas; e a Farmácia Popular da Compensa, quarta unidade do tipo instalada em Manaus, onde a população pode comprar remédios com preços até 90% menores que os praticados na rede comercial.

As outras unidades que serão reformadas e ampliadas são o pronto-socorro 28 de Agosto, que será transformado em um complexo hospitalar de 528 leitos, com Centro de Tratamento de Queimados e maternidade; o pronto-socorro Platão Araújo, que ganhará novos leitos e uma UTI, os pronto-socorros infantis da zona Oeste e Leste (Joãozinho), a policlínica Codajás, o Instituto da Criança do Amazonas, o SPA Coroado e os 12 Caics que integram a rede de atenção à criança. Além desses, deve ser construído um novo SPA para atender a comunidade da zona Norte.

Obras em andamento:
Pronto-Socorro João Lúcio
Hospital Chapot Prevost + SPA
Maternidade Balbina Mestrinho
Policlínica Centro (PAM)
Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis) – 3
SPA e Policlínica Danilo Corrêa
Centro de Reabilitação do Aleixo
Farmácia Popular da Compensa

Em fase de licitação:
Complexo Hospitalar 28 de Agosto
Pronto-Socorro Platão Araújo
SPA Coroado
Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) – 12
Em fase de projeto:
Pronto-Socorro Infantil Zona Oeste
Pronto-Socorro Infantil Zona Leste
Novo SPA para atender a zona Norte
Policlínica Codajás (PAM)
Instituto da Criança do Amazonas (Icam)
_____________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
comunicacao@saude.am.gov.br