Redenção terá unidade de saúde diferenciada

O Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) está dando início às obras de construção de uma unidade de saúde que une uma Policlínica e um Serviço de Pronto Atendimento (SPA), no bairro da Rendeção O prédio onde funcionarão os serviços terá três andares e deverá estar concluído em cinco meses. A Policlínica vai oferecer atendimento especializado em saúde e receberá os pacientes encaminhados de outras unidades para consultas e exames de média complexidade. No SPA a comunidade terá acesso aos atendimentos nas áreas de urgência e emergência simples. De acordo com o secretário Wilson Alecrim serão investidos mais de R$ 1,3 milhão apenas em obras.

As novas unidades serão referência para a população da zona Oeste, especialmente para os bairros da Paz, conjuntos Ajuricaba, Campos Elíseos, Hiléia e Santos Dumont entre outros. Na Policlínica a capacidade de atendimento mensal será, segundo a Susam, de até 2,9 mil consultas por mês nas especialidades de Cardiologia, Mastologia, Oftalmologia, Ginecologia, Dermatologia, Radiologia e Neurologia, além de Odontologia, nas áreas de endodontia e periodontia.

A policlínica vai contar com quinze consultórios, dos quais dois para os serviços odontológicos especializados, e sete salas para procedimentos em geral. Os usuários poderão contar ainda os setores destinados à assistência social e serviços de enfermagem, além das áreas de realização de procedimentos de apoio diagnóstico (laboratório e raio x) e de imagem (ultra-som, endoscopia e ecocardiograma).

A unidade, primeira da Secretaria de Estado da Saúde a unir serviços de urgência com especialidades médicas, irá complementar o conjunto de serviços já oferecidos pelo Estado na Zona Norte, onde funcionam três Centros de Atenção Integral à Criança (Caic), um Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi), o Hospital Universitário Francisca Mendes, um Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e duas maternidades, a Azilda Marreiro e a Nazira Daou.

A criação da rede de policlínicas foi iniciada em 2004 com a instalação de duas unidades na zona Leste (Zeno Lanzini e Antônio Aleixo). As policlínicas estaduais estão sendo instaladas em pontos estratégicos para oferecer especialidades que atendam as necessidades gerais e específicas das comunidades residentes em cada área. No geral, as policlínicas oferecem sete especialidades. A rede de policlínicas visa ampliar a oferta de atendimentos especializados na rede pública, oferecendo maior conforto e segurança aos pacientes.

O acesso às consultas nas Policlínicas é referenciado. Os pacientes são encaminhados após consulta em unidades básicas como os centros de saúde e programa Médico da Família, considerados as “portas de entrada” do Sistema de Saúde. Também poderão receber encaminhamentos para a policlínica aqueles pacientes atendidos na rede de urgência e emergência e nas unidades de internação, que precisam dar continuidade ao tratamento ou realizar exames específicos. As consultas e exames são agendados.

Serviço de Pronto Atendimento

O SPA da Redenção funcionará 24h e oferecerá serviços nas áreas de urgência e emergência de baixa e média complexidade nas áreas clínica, cirúrgica e odontológica. O SPA vai contar com cinco consultórios, sendo dois de clínica geral, dois para a pediatria e um para odontologia. Também serão disponibilizados 21 leitos, sendo 16 para internação de adultos e cinco para crianças.

A unidade contará com uma farmácia, áreas de serviços de apoio diagnóstico como raio X e um laboratório para realização de exames de sangue. Também terá serviços de inalação, pequenas suturas, higienização entre outros.

No prédio também serão instalados dois elevadores para facilitar o acesso dos pacientes aos segundo e terceiro andares do prédio.