Reforma vai modernizar João Lúcio

O processo de reforma, ampliação e revitalização do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, localizado na zona Leste de Manaus, irá garantir a criação de 65 leitos novos e a modernização de todos os ambientes das alas clínica e cirúrgica. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Agnaldo Costa, o projeto que define os serviços de infra-estrutura na unidade já foi encaminhado para licitação. As obras começam no segundo semestre e terão investimentos aproximados de R$ 15,3 milhões, provenientes do Governo do Estado.

O secretário explica que os três andares que compõem o prédio, serão revitalizados. Os ambientes já existentes sofrerão reforma e haverá ampliação do térreo e do primeiro andar, com a construção de um anexo. Na área ampliada serão instalados os setores administrativos, além de um auditório, uma biblioteca e uma nova recepção de urgência cirúrgica e clínica, com capacidade para acolher mais de 100 pacientes. Também serão instalados novos consultórios para triagem, psicologia e assistência social.

Na área de terapia intensiva, a capacidade de atendimento vai aumentar em mais de 100%. A UTI, que hoje conta com 11 leitos, terá 30 a partir da ampliação. A ala cirúrgica também ganhará duas novas salas, assim como a Recuperação Pós-Anestésica, que receberá mais dois leitos. Para observação na clínica cirúrgica serão criados outros seis leitos. Além desses serão instalados novos 36 leitos para reidratação oral e intravenosa.

Segundo o secretário, o projeto de revitalização do João Lúcio tem o objetivo de oferecer melhores condições de funcionamento e ampliar o acesso da população que precisa de atendimento de urgência e emergência. “Queremos que os usuários tenham mais conforto e recebam atendimento mais humanizado”.

O João Lúcio é referência em politrauma e neurologia e realiza assistência de urgência e emergência de alta complexidade. O diretor da unidade, Joaquim Barros, diz que são atendidos em média, 600 pacientes por dia, vindos de todas as regiões geográficas da capital e de outros municípios do interior do Estado.

Ele informa que, apesar de ser um pronto-socorro voltado para atendimento de casos graves, o João Lúcio recebe diariamente pessoas que poderiam ser atendidas nas unidades básicas de saúde ou nos SPAs. “Isso representa cerca de 60% dos atendimentos e têm impacto no tempo de espera, no fluxo de trabalho e na disponibilidade das equipes”, explica. Ele afirma que o ideal é a população buscar o atendimento nas unidades preparadas para cada caso. “A ida ao local correto evita transtornos ao paciente e sobrecarga desnecessária às unidades de urgência”.

Platão Araújo também será ampliado

O secretário estadual de Saúde, Agnaldo Costa, anunciou que o pronto-socorro Platão Araújo, que atende a população das zonas Leste e Norte, também será ampliado. A unidade irá ganhar mais 90 leitos, um Centro Cirúrgico com quatro salas e uma UTI com 12 leitos. Atualmente, o pronto-socorro conta com 64 leitos de internação e 22 de observação, e realiza apenas pequenos procedimentos cirúrgicos.

A diretora Heraldiva Tapajós diz que com a ampliação do Platão Araújo um número maior de casos terá resolutividade na própria unidade que poderá, ao mesmo tempo, oferecer maior suporte de internação.

____________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
(92) 3643-6327