Reino Unido leva a alegria ao hospital

Pacientes do Instituto da Criança do Amazonas (ICAM) sentiram na última sexta-feira (16), durante toda a manhã, a alegria do carnaval com a visita dos 25 integrantes da bateria mirim da escola de samba Reino Unido, do bairro Morro da Liberdade. A rainha da bateria, quatro passistas, o puxador mirim e o mestre de bateria também estavam presentes para completar a festa.

O evento foi resultado de parceria entre a direção do instituto, o projeto Amigos da Saúde e o projeto Reino do Amanhecer da escola de samba Reino Unido, que oferece atividades de integração ao carnaval para crianças da comunidade que tenham entre 8 e 14 anos, incluindo a participação efetiva no desfile principal da escola na avenida.

Com muito confete, serpentina, máscaras e fantasias, mais de 45 pessoas, incluindo pacientes, acompanhantes e funcionários, seguiram junto aos componentes da escola pela entrada no pátio da unidade, entre os corredores, até a área reservada para a festa. Os pacientes que não puderam se deslocar dos leitos também participaram vendo a bateria e recebendo máscaras e confetes.

Pacientes e funcionários do Icam aprovaram a festa. “O carnaval é uma época muito colorida e de uma alegria contagiante. Com esta iniciativa pudemos tirar os pacientes e acompanhantes da rotina hospitalar e dar a eles um pouco desta alegria, amenizando suas dores”, ressaltou Artemísia Prado, coordenadora de comunicação interna do Icam que é excelência em cirurgia geral e cardiopatia pediátrica e atende por mês uma média de 960 crianças no ambulatório, além de manter 120 leitos para internação.

Iron, mestre da bateria mirim disse que foi muito bom poder mostrar um pouco do que vai acontecer na avenida neste sábado. “É um grande prazer poder alegrar essas crianças com a paixão, a garra e o brilho do carnaval”.

A Reino Unido da Liberdade já desfila há 25 anos e em 2007 traz o enredo A Minha terra tem Ópera onde canta a natureza, homenageando os 10 anos de Festival de Ópera no Amazonas. A escola será a sétima a entrar na avenida com 23 alas e 3.500 componentes.

Assessoria de Comunicação da SUSAM – 3643-6327