Remédios começam a chegar ao interior

Oito toneladas de medicamentos e produtos para a saúde saíram da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) na tarde de ontem (14) para abastecer Anori, Anamã, Caapiranga e Manaquiri, os primeiros quatro municípios que receberão suporte do Governo do Amazonas em função da seca. O material será transportado de balsa e por via rodoviária até as sedes municipais e de lá seguirá, em barcos menores, por estrada ou de helicóptero, para as comunidades mais distantes. O governador Eduardo Braga e o secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, estiveram na Central acompanhando a saída das remessas.

A distribuição em cada localidade será coordenada pela Defesa Civil em parceria com os agentes comunitários de saúde. A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) também está deslocando quatro médicas que darão reforço às equipes locais. O primeiro município a receber os remédiosserá Manaquiri, que deve iniciar a distribuição às suas comunidades ainda neste sábado.

Cada município irá receber um kit com 33 tipos de medicamentos indicados para problemas dermatológicos, respiratórios e gastrintestinais, além de sais para reidratação oral, utilizados principalmente nos casos de diarréia aguda. Além disso, estão embarcando sete tipos de produtos para a saúde, incluindo álcool, gases, ataduras, compressas e esparadrapos, e também hipoclorito de sódio para o tratamento da água de uso doméstico.

Ao todo, a ação vai atender 914 comunidades dos 28 municípios do interior que se encontram em situação de alerta ou calamidade pública em função da vazante. Além dos kits serão enviados aparelhos elétricos de inalação para instalação nas unidades de saúde que funcionam nas áreas de maior risco para o desenvolvimento de doenças respiratórias.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, o cronograma inicial de abastecimento de remédios vai até o próximo dia 25. Os primeiros lotes estão sendo compostos por medicamentos do estoque da Cema, mas o Governo vai investir mais R$ 3,1 milhões em itens essenciais. Além disso, o Ministério da Saúde informou ontem que vai enviar para o Amazonas 28 kits com 100 quilos e contendo 21 itens de remédios básicos.

Hoje (15), também estão sendo enviado, via fluvial e rodoviária, lotes para Manacapuru, Iranduba, Careiro da Várzea e Careiro Castanho. Para alguns municípios a distribuição será feita via aérea. É o caso de Eirunepé, Envira , Ipixuna, Guajará, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba, Autazes, São Gabriel da Cachoeira, Carauari, Itamarati, Juruá, Fonte Boa e Jutaí, dentre outros.