Sai a terceira lista de convocados

O Governo do Amazonas está fazendo a terceira convocação de candidatos aprovados no concurso da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), para trabalhar nas unidades da rede e nas fundações vinculadas. Estão sendo chamados 997 profissionais dos níveis superior ao elementar. Do total de convocados, 823 ocuparão vagas em unidades da rede de saúde da capital e 174 nas fundações Alfredo da Matta, Adriano Jorge, Cecon, Hemoam, Medicina Tropical e Vigilância em Saúde, todas com sede em Manaus. Dentre os convocados, 16 são portadores de necessidades especiais. O prazo para apresentação de exames e documentos é de 30 dias.

Durante a divulgação da lista de convocados para a Imprensa, o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, explicou que a quantidade de profissionais chamados está sendo definida pelas necessidades da rede e pela capacidade de atendimento da Comissão de Admissão nas etapas necessárias à posse. Ele ressaltou que a Secretaria também considera a adaptação dos novos profissionais à rotina das unidades. “Principalmente nas unidades de urgência e emergência, a prestação do serviço deve ser rápida e precisa. Para isso, a incorporação dos servidores tem que ser planejada, contemplando inclusive o treinamento em serviço, para evitar prejuízos ao atendimento”.

Segundo Alecrim, com a nova convocação chegam a 2.634 o número de aprovados nomeados, o que corresponde a 25% do total. As duas chamadas anteriores foram feitas em outubro e em dezembro do ano passado, no total de 1.637 profissionais. A próxima convocação está planejada para acontecer daqui a 45 dias e vai contemplar servidores do interior. “Em 24 meses esperamos concluir a convocação, mas é importante lembrar que o concurso tem validade de dois anos e pode ser prorrogado por mais dois, ou seja, até junho de 2009”, destacou o secretário.

Wilson Alecrim também informou que os aprovados no concurso estão substituindo paulatinamente os servidores de regime temporário. “Cada lista traz cerca de 80% de servidores para substituição de temporários”.

Em relação o interior, o secretário informou que as novas chamadas já irão buscar candidatos classificados (que acertaram mais de 50% da prova), uma vez que a totalidade de aprovados nas categorias de nível superior já foi chamada, mas ainda sobraram vagas. De acordo com o Departamento de Recursos Humanos da Susam, cerca de 11% dos convocados não assumem. “Em alguns casos, como no dos médicos, 45% das vagas sobraram. Ou porque os profissionais não passaram ou porque sequer se inscreveram”.

Convocados têm 30 dias para se apresentar

O Departamento de Gestão de Recursos Humanos da Susam informa que os profissionais convocados devem apresentar à Secretaria de Estado da Administração e Recursos Humanos e Previdência (Sead), dentro de 30 dias, a contar da data de publicação do decreto de nomeação, os documentos pessoais, conforme lista e número de cópias estipulados. Ao se apresentar, o futuro servidor também receberá a relação dos exames pré-admissionais exigidos pela Junta Médica Oficial do Estado, assim como o encaminhamento para a realização dos mesmos em uma das unidades da rede pública de saúde. Os que tiverem antecipado a realização de todos os exames e estiverem com os resultados em mãos serão encaminhados para a Junta Médica.

Após a entrega dos documentos pessoais, o concursado deve preencher outros documentos exigidos para a posse, dentre os quais a declaração de empregos públicos, a declaração de bens, a ficha de cadastro e o termo de posse. Todos os formulários serão fornecidos no momento da apresentação e também estão disponíveis no site da Susam (www.saude.am.gov.br), para impressão e preenchimento.