Saúde capacita para atendimento à vítimas de violência

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) dá início, na próxima segunda-feira (19), às 14h ao curso “Atenção Integral para Crianças em Situação de Violência”, destinado a profissionais da área de saúde, professores, educadores e conselheiros tutelares dos municípios do interior do Amazonas. O curso será ministrado através do programa de Telessaude, desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O curso terá duração de 20 horas e será concluído na sexta-feira, 23. Os participantes irão assistir às teleaulas nos polos de Telessaude, instalados nos municípios do interior do estado. Atualmente 50 municípios tem o programa implantado.

O curso será ministrado por especialistas na área de saúde da criança e de promoção da prevenção contra a violência infantil, que deverão abordar assuntos que vão desde o aleitamento materno, desnutrição e obesidade infantil, desenvolvimento infantil até as urgências em pediatria.

Além de assistirem as aulas os participantes terão oportunidade de trocar informações entre si, tirar dúvidas com os professores, além de receberem material de apoio, disponibilizados para download, no site do Telessaude.

“Nosso objetivo é formar uma rede de profissionais para que possam entender a dinâmica de atendimento às crianças e a partir de então identificar os comportamentos que indiquem alguma forma de violência e saibam como agir”, explica a coordenadora da área técnica de saúde da criança da Susam, Katherine Benevides.

Ainda segundo a coordenadora o tema do curso foi definido baseado em dados levantados pelo Ministério da Saúde, que apontam as causas externas (acidentes e violências) como um problema de saúde pública, sendo a primeira causa de óbito de crianças a partir de um ano de idade.

O curso faz parte do Programa de Educação em Saúde da Criança (Pesc), desenvolvido pela Área Técnica de Saúde da Criança da Susam. O programa foi lançado em janeiro de 2011 e já capacitou mais de 1800 profissionais dos municípios do interior do estado. “Este ano nós temos pretendemos oferecer oito cursos, divididos em módulos, sendo que nesta segunda-feira estaremos iniciando o primeiro módulo”, informa Katherine.

A coordenadora informa ainda que a meta para este ano é levar o Pesc para todos os municípios do interior do estado e capacitar 2.500 profissionais da área de Atenção Primária em Saúde.

O Pesc foi reconhecido e premiado no Congresso Internacional de Telessaude, em 2011.

__________________________________
Secretaria de Estado da Saúde – SUSAM
Assessoria de Comunicação – (92) 3643-6327
Andréa Arruda e Francismar Lopes
Twitter:@saudeamazonas
Facebook: Saude Amazonas
comunicacao@saude.am.gov.br