Saúde AM Digital

Saúde AM Digital – Governador Wilson Lima lança serviço de Telessaúde, aumentando a oferta de consultas à população
Programa também oferece Telediagnóstico, com emissão de laudos de forma mais ágil
O governador Wilson Lima lança nesta terça-feira (15/04) o maior programa de Telessaúde do Amazonas. Através dessa modalidade de atendimento remoto, que integra o programa Saúde AM Digital, o Governo do Estado vai ofertar até 20 mil consultas especializadas ao mês. O agendamento será pelo Sistema de Regulação (Sisreg), reduzindo o tempo de espera para pacientes da capital e do interior. O programa, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), também oferece o telediagnóstico, com laudos médicos quase que em tempo real à realização do exame.
O lançamento acontece na Policlínica Zeno Lanzini, no bairro Tancredo Neves, zona leste, uma das unidades do Estado onde foram implantadas salas de Telessaúde.
Regulamentada pela Lei Federal 14.510, de 27 de dezembro de 2022, a Telessaúde é uma modalidade de atendimento que utiliza tecnologias de comunicação remota, como aplicativos e plataformas online para conectar o paciente com o médico ou outro profissional de saúde por meio de dispositivos como celular e computador. A consulta é por videochamadas e o paciente não precisa se deslocar fisicamente até o local da consulta.
De acordo com a SES-AM, o programa Saúde AM Digital inicia com a oferta de até 20 mil consultas em Telessaúde por mês, em 12 especialidades: dermatologia, urologia, endocrinologia, psiquiatria, cardiologia, ortopedia, neurologia, neuropediatria, pediatria e ginecologia, psicologia e nutrição.
Segundo a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, são essas as especialidades com maior demanda registrada pelo Complexo Regulador do Estado. “O objetivo é fazer a fila andar de forma muito mais ágil, encurtando o tempo de espera do paciente. E, também, garantir acesso a atendimento com especialista a quem está no interior e tem dificuldade de se deslocar para a capital”, afirma.
Além de Teleconsulta, está sendo oferecida também a modalidade de Telediagnóstico, com tecnologia e equipe médica disponível online para laudar exames de Eletrocardiograma, Eletroencefalograma, Raio X, Mapa e Holter. Esses exames são realizados presencialmente em unidades de saúde com sala de Telessaúde e laudados remotamente no mesmo dia por um médico especialista de cada área. O Telediagnóstico permite a emissão de laudos médicos em até 10 minutos, em atendimento ambulatorial, e um minuto, quando for urgência e emergência.
O atendimento por Telessaúde é exclusivo para pacientes que estão com encaminhamentos para consultas ou exames no Sisreg.
Integração com a assistente Virtual
A Telessaúde é a segunda ferramenta do programa Saúde AM Digital lançada em dois meses pelo governador Wilson Lima. Dia 17 de fevereiro, foi lançada a Assistente Virtual que se comunica com os usuários através do WhatsApp (92) 3190 1504 para avisar da data, horário e local da consulta ou do exame. A ferramenta também oferece a possibilidade de o paciente reagendar ou cancelar, caso não possa comparecer no dia ou não precise mais do procedimento, abrindo vaga para outros que estão aguardando.
Com a Assistente Virtual, o objetivo principal é reduzir o absenteísmo (quando o paciente falta e desperdiça a vaga ofertada naquele dia) e também fazer um “saneamento” na fila, fazendo com que ande mais rápido.
Na nova etapa do Saúde AM Digital, os dois serviços vão interagir e a pessoa que confirmar seu atendimento com a assistente virtual terá a opção de escolher a modalidade de Teleconsulta. Se essa for a opção, o tempo de espera será menor que o da consulta presencial. Dessa forma, o paciente poderá se consultar sem sair de casa ou optar por fazer o atendimento em uma sala de Telessaúde.
Nesse caso, a pessoa vai receber um comunicado de um novo número de WhatsApp, o (92) 3042 0121 para informar sobre como vai poder acessar a sua consulta ou exame por meio do aplicativo Saúde AM Digital.
A secretária Nayara Maksoud explica que o acesso aos procedimentos de Telessaúde serão totalmente regulados. Portanto, a via de acesso inicial permanecerá sendo a Atenção Primária. “Para pacientes que já estão na fila para as especialidades previstas, aguardando consulta presencial, a Assistente Virtual do Saúde AM Digital oferecerá a modalidade de Teleconsulta com tempo de espera menor, permitindo maior vazão da fila das especialidades”, detalhou.
Salas de Telessaúde
O Programa Saúde AM-Digital contará com pelo menos 78 salas de Telessaúde,17 na capital e uma em cada um dos 61 municípios do interior. São pontos onde estarão instalados equipamentos para exames de imagem (EEG, ECG, Mapa e Holter). Além dos equipamentos de exames, as salas terão computadores e técnico para auxiliar o paciente que preferir se consultar em ponto de Telessaúde, durante a consulta online.
Em Manaus, são cinco salas na Policlínica Codajás, na Cachoeirinha, zona sul, equipadas para realização de exames e consultas. Outras 12 salas estão distribuídas em sete unidades de saúde da capital: quatro na Policlínica Zeno Lanzini, no bairro Tancredo Neves, zona leste; uma na Policlínica José Lins, na Redenção, zona oeste; duas na Policlínica João dos Santos Braga, no Nova Cidade, zona norte; duas no Caic+ Dra. Maria Helena Freitas de Góes, no Colônia Terra Nova, zona norte, uma no Caic+ Ana Braga, uma no Caic+ Alberto Carreira e uma no Caic Dr. Afrânio Soares.
O Telediagnóstico na capital está distribuído da seguinte forma: Policlínica Codajás com ECG, EEG, Mapa e Holter; Policlínica Zeno Lanzini, com ECG e EEG; Caics + Maria Helena, Ana Braga, Alberto Carreira e Afrânio Soares, todos com EEG.
Interior
A Telessaúde já está disponível para 100% da população de Manaus e também para os 61 municípios do interior do Estado, onde o paciente que tem agendamento confirmado pela regulação poderá acessar a consulta na palma da mão, sem a necessidade de se deslocar para a capital.
A SES-AM também está viabilizando o novo serviço nos pontos de Telessaúde disponíveis em todos os municípios. Assim, pessoas que não possuem conexão com internet ou não têm habilidade com celular e computador terão apoio para realizar suas consultas agendadas nesses locais.
Esse trabalho está acontecendo por fases, sendo a primeira para cinco municípios: Manacapuru, Itacoatiara, Tabatinga, Tefé e Humaitá. Esses municípios, que são polos regionais de saúde, também estão recebendo equipamentos de Mapa e Holter para otimizar o telediagnóstico cardiológico.
Na segunda fase de implantação no interior estão previstos pontos de Telessaúde em 29 municípios e, por fim, os outros 27 restantes virão na terceira fase.
Saiba mais: